Valor de venda da chamada "Estrela Rosa" bate recorde e torna a pedra preciosa a mais cara já leiloada da história. Comprador é grupo joalheiro de Hong Kong.O leilão do diamante de 59,6 quilates conhecido como Estrela Rosa bateu recorde nesta terça-feira (04/04). A peça foi vendida por 71,2 milhões de dólares pela filial da casa de leilões Sotheby's, em Hong Kong, e se tornou a pedra preciosa mais cara já leiloada da história.
A Estrela Rosa, o maior diamante rosa do mundo, foi comprada pelo grupo joalheiro de Hong Kong Chow Tai Fook. O leilão, do qual participaram três compradores por telefone, durou cerca de cinco minutos.
Uma tentativa de venda do diamante em 2013 fracassou, após o vencedor do leilão não conseguir pagar o valor oferecido de 83 milhões de dólares. A Casa Sotheby's garantiu que a joalheira que adquiriu atualmente a pedra tem capacidade financeira para arcar com o valor ofertado.
A Estrela Rosa foi encontrada na África em 1999, pelo grupo de mineração de diamantes De Beers. A pedra mede 2,69 por 2,06 centímetros e pesa 11,92 gramas.
Antes da "Estrela Rosa", o recorde da pedra preciosa negociada pelo preço mais alto no mundo pertencia ao diamante Oppenheimer Blue, vendido no ano passado por 57,6 milhões de dólares.
CN/rtr/efe/ap