Angelina Ferreira, de 59 anos, nunca teve uma festa de aniversário. A celebração sempre se resumia a um bolinho com a família. Decidida a realizar seu sonho, a diarista de São José dos Campos, no interior paulista, juntou moedas por cinco anos, e, neste mês de dezembro, conseguirá realizar o evento com direito a decoração e roupas dos anos 60.
Inicialmente, ela começou a juntar moedas e dinheiro em espécie para fazer a festa de 15 anos da filha, mas a comemoração foi adiada devido a pandemia da covid-19. Passados os momentos mais críticos do período no País, ela conseguiu realizar o evento, e tirou parte do dinheiro para festejar com a adolescente.
Com as moedas, ela decidiu priorizar o próprio sonho: fazer uma festa de aniversário com decoração e para vários convidados, além da própria família. “Eu pensei assim: vou guardar a moeda para mim e quando eu tiver 60 anos, vou fazer é a minha [festa], porque sempre fiz para filhos e netos. Para mim, nada, né?”
Angelina não ganha muito. Antes da pandemia, ela trabalhava como diarista em uma residência na cidade. Atualmente, porém, trabalha apenas duas vezes na semana. Ela ganha conforme o trabalhado, então, ao longo dos últimos cinco anos, foi custoso para ela juntar a quantia desejada, pois precisa pagar as contas do lar.
Quando achou que já tinha a quantia certa, decidiu quebrar o cofrinho onde guardava as moedas, e passou o dia todo contando. “Me tranquei no quarto, e contei as moedas mais de 10 vezes, sempre perdia a contagem porque alguém me chamava. Depois coloquei de dez em dez, e coloquei tudo na minha cama”, ri ao relembrar.
Entre trocos e moedas, a mulher conseguiu juntar quase R$ 5 mil, sendo R$ 2.820 só de moedas que guardava no cofrinho. Parte do dinheiro foi usada pela família por um problema de saúde, mas, ainda assim, ela vai conseguir realizar seu sonho.
A festa vai ter tudo o que tem direito: decoração, comidas, música e vários convidados queridos. Com a ajuda de conhecidos, ela ganhou várias coisas, como a maquiagem e o bolo. O evento está marcado para acontecer em 16 de dezembro. “Era o meu sonho. Vou fazer com tema dos anos 60, com roupas e música da época”, finaliza.