A alta do dólar e a estagnação da economia impactaram os preços dos presentes típicos de Dia das Mães, celebrado no próximo domingo. Se por um lado as flores lideram a alta de preços, as roupas femininas ficaram mais baratas.
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As flores ficaram 8,9% mais caras em relação ao ano passado, de acordo com levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e Boa Vista SCPC. A taxa é superior ao acumulado da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que atingiu 8,13% 12 meses até março. A alta dos preços foi impactada pela alta do dólar e aumento dos custos de transporte.
Segundo e levantamento, perfumes e cosméticos, também impactados pelo dólar, tiveram reajuste de preços, porém, com ímpeto mais brando. O preço dos perfumes subiu 4,8%, enquanto os artigos de maquiagem registraram alta de 3,4%. Com isso, os produtos tiveram queda real de preços em 12 meses até março.
A pesquisa também aponta que joias e bijuterias encareceram 3,8%, as sandálias, 3,2%, e as bolsas, 1,3%.
Uma opção para quem quer economizar com o presente é comprar roupa. Com o fraco desempenho das vendas, os preços tiveram queda de 0,4% no acumulado de 12 meses.
Itens mais procurados
De acordo com a Fecomercio, artigos de vestuário, calçados e acessórios devem liderar as vendas na data. A maior parte dos consumidores da capital paulista (38,9%) pretende presentear a mãe com itens desse segmento.
Em seguida aparecem perfumes e cosméticos (14%), eletrodomésticos (7,5%), telefone celular (4%), aparelho de TV e som (2,9%) e flores (2,6%).
Preferência
O levantamento também aponta que 21,7% das mães gostariam de ser presenteadas com roupas, calçados e acessórios.
Perfumes e cosméticos aparecem em segundo lugar (11%), seguidos de telefone celular (10,4%), eletrodomésticos (9,3%), aparelho de TV e som (5,5%) e relógios e joias (3,5%).