No Brasil, o termo em inglês layoff é empregado para demissões em massa e tem circulado intensamente no mercado, principalmente entre empresas startups. Recentemente, no país, a empresa unicórnio Creditas entrou em layoff, assim como, em âmbito internacional, ocorre com a Amazon. A justificativa é sempre a de “reestruturação”, e nesse processo centenas ou até milhares de pessoas são demitidas de uma hora para outra, e não necessariamente por falta de competência. Dessa forma, como superar o susto do corte e voltar ao mercado de trabalho?
Gustavo Sousa, desenvolvedor Phyton sênior da Gateware, conseguiu se realocar no mercado de trabalho rapidamente, voltando para a empresa em que estava antes.
“Estava na XP Investimentos e gostava muito da função que exercia, na área de engenharia de software, até que veio o layoff. Parecia que meu mundo tinha caído”, lembra, ressaltando que boa parte do seu time havia sido desligado.
O profissional, contudo, se articulou e, horas depois de ter recebido a notícia, conseguiu agendar duas entrevistas de emprego. É verdade que, ao mesmo tempo em que está demitindo muito em todo o mundo, o segmento de tecnologia da informação (TI) segue com muitas boas ofertas de emprego.
“Absorvi aquele impacto e, duas horas depois, já fiz um post informativo sobre a busca de emprego no LinkedIn, contatei meu antigo gestor e recebi a proposta no mesmo dia”, conta.
Ele enfatiza que, pela agilidade em que se movimentou, não absorveu toda a sensação de ser demitido. “Consegui voltar numa oportunidade que surgiu, porque, quando estive na empresa, desenvolvi um bom relacionamento, entregando 100%”, avalia.
Relacionamento humanizado na empresa
A escolha pela empresa anterior também se deveu a um motivo especial: o profissional destaca o relacionamento humanizado que a organização tem com os colaboradores.
“Além de ter deixado as portas abertas, quando tive um problema de saúde a empresa foi muito atenciosa. Isso fez toda a diferença, pois demonstra que ela estava preocupada comigo para além das minhas entregas”, explica Gustavo.
Uma dica importante para a recolocação é se qualificar constantemente. “Estar aberto para o novo define muito o profissional. Afinal, não podemos esquecer que a demissão pode acontecer a qualquer momento. É mais seguro estar sempre aprendendo e pronto para o que der e vier. Ser protagonista da própria carreira é isso”, destaca.
Dicas para dar a volta por cima
Confira mais dicas de como dar a volta por cima após passar por uma demissão:
- • Atualize o LinkedIn, a rede social profissional mais acessada no mundo;
- • Quando estiver em um emprego, procure deixar um legado, saindo com um bom relacionamento com a gestão;
- • Mantenha um networking ativo com outros profissionais;
- • Apoie outros colegas. Essa é uma maneira de se destacar e ser lembrado;
- • Busque constante qualificação;
- • Tenha sempre um Plano B, ou seja, esteja sempre de olho nas oportunidades.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.