Com a vida cada vez mais on-line acabamos recebendo várias dicas de aplicativos interessantes. Muitas vezes, aquilo que parecia perfeito pela descrição de amigos ou na própria App Store, não era bem assim.
A Apple permite que você peça reembolso do aplicativo em caso de compra equivocada. Veja a seguir como fazer:
1. Você deve se conectar pelo iTunes através do programa instalado no seu computador.
2. No iTunes, clique na aba “App Store” no menu superior.
3. No canto direito você verá LINKS RÁPIDOS e lá encontrará conta.
4. Ao clicar na conta será aberta uma tela com o seu ID Apple para que você insira a sua senha e inicie a seção.
5. Ao iniciar a seção você acessará Informações da Conta, procure por “Histórico de Compras”. Clique em “Ver tudo”.
6. Você terá acesso ao histórico de faturas. Procure o aplicativo que você quer pedir reembolso. Como as faturas são semanais, pode ser que vários aplicativos estejam junto. Mesmo assim é possível pedir reembolso de apenas um.
7. Ao encontrar a(s) fatura(s) que deseja pedir reembolso, clique em Relatar um Problema.
8. Escolha o seu aplicativo e clique mais uma vez em Relatar um problema, na mesma linha dele.
9. Você finalmente chegou à página que serve para pedir reembolso. O problema é que o suporte não está disponível em português. Por isso, selecione no menu a opção que se encaixa ao caso e use o Google Translator para explicar (em inglês ou espanhol) que o aplicativo não é o que diz ser e por isso você gostaria de um reembolso.
Geralmente, em 24h úteis você receberá uma resposta de algum atendente, dizendo que seu dinheiro será devolvido e a partir daí o aplicativo não funcionará mais no seu aparelho.
O Código de Defesa do Consumidor garante o prazo de arrependimento, dando ao consumidor a oportunidade de devolução de qualquer compra on-line dentro do prazo de 7 dias.