A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), já encaminhou 46 processos de pagamento de indenizações das vítimas da colisão de trens da Supervia na estação Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense, no dia 5 de janeiro. As mediações ocorrem desde o dia 16 e parte dos beneficiados, inclusive, já recebeu o valor acordado pela Defensoria com a empresa. O acidente deixou 229 pessoas feridas.
Conforme o acerto entre a Nudecon, todos que assinaram o acordo têm a previsão de até 10 dias para o recebimento da indenização, que é depositada em conta corrente. Desde o dia 17, o núcleo passou a atender 15 pessoas por dia que agendaram o atendimento. Segundo a defensora pública Patrícia Cardoso, o acordo tão rápido, feito em 48 horas após o acidente, é inédito no país. “Já tínhamos experiências em casos anteriores, como os acidentes com as Barcas e também no rompimento de adutora na zona oeste do Rio. Além disso, a boa relação com a Supervias e o entendimento da empresa para resolver o problema rapidamente foram fundamentais para a solução ser tão ágil. Normalmente não é tão fácil assim”, destaca.
A rapidez na mediação feita pela Defensoria impressionou as pessoas beneficiadas com o acordo, que não vão precisar seguir na Justiça em busca da compensação pelos prejuízos. A assistente administrativa Claudirene de Oliveira de lima, 32 anos, foi uma das que ficou satisfeita com a mediação. “Fiquei impressionada com todo o processo. Superou a minha expectativa, pois pensei que ia demorar”, disse a moradora de Nova Iguaçu que estava no trem que se chocou com o que estava parado na estação. Ela sofreu ferimento leve no ombro.
Distribuição de bilhetes
Além das indenizações, ficou acordada com a Supervia a distribuição de 100 mil bilhetes para os usuários do ramal Japeri, afetado pelo acidente. A empresa tem até fevereiro para apresentar à Defensoria um plano para entregar os tickets aos clientes.