Se você deixou de pagar alguma conta, seus dados podem parar em cadastros de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Nesse caso, a empresa poderá, após ter realizado tentativas de receber o valor, incluir seu nome, o valor da dívida e a data desse débito no cadastro de devedores, que fica disponível para que qualquer empresa saiba e possa decidir se vai lhe conceder crédito ou não.
Para resolver o problema, você deve procurar o fornecedor e negociar o pagamento da dívida, o parcelamento ou comprovar que a mesma já foi paga. Havendo acordo é preciso ter por escrito um documento firmado com o valor das parcelas, datas de vencimento e multa em caso de atraso e também a obrigação de retirada do nome no cadastro de proteção ao crédito.
Acertado o pagamento, o fornecedor deverá providenciar a retirada do seu nome do SPC ou Serasa. Você também pode fazer isso comparecendo pessoalmente nesses órgãos com o comprovante de pagamento ou acordo em mãos. Não há necessidade de contratar empresas para realizar esse trabalho.
Para saber se há pendências em seu nome, o SPC disponibiliza consulta online. Depois de realizado o pagamento ou acordo, o nome deve sair do cadastro em até 5 dias úteis.