O Federal Reserve pode ser cauteloso em relação a quaisquer outros cortes na taxa de juros, devido à solidez da economia dos Estados Unidos e ao fato da inflação ter se mostrado mais firme do que o esperado anteriormente, disse a diretora do banco central norte-americano Lisa Cook nesta segunda-feira.
Desde que o Fed começou a reduzir sua taxa em setembro, "o mercado de trabalho tem se mostrado um pouco mais resiliente, enquanto a inflação tem se mostrado mais rígida do que eu supunha naquela época", disse Cook em comentários feitos na Faculdade de Direito da Universidade de Michigan.
"Assim, acho que podemos nos dar ao luxo de proceder com mais cautela com novos cortes."
O Fed reduziu os juros em um ponto percentual acumulado em suas três últimas reuniões de 2024, mas se espera que mantenha a taxa na faixa atual de 4,25% a 4,5% na próxima reunião em 28 e 29 de janeiro.
"Ao longo do tempo, ainda acho que provavelmente será apropriado mover a taxa em direção a uma postura mais neutra", disse Cook. Entretanto, os cortes feitos até o momento "reduziram notavelmente a restritividade da política monetária."
"Durante todo o tempo, imaginei que seria mais rápido nos estágios iniciais de nossa campanha de afrouxamento e, em seguida, mais gradual à medida que a taxa de juros se aproximasse da neutralidade"
Cook disse achar que os EUA começaram o ano "em boa forma", com a taxa de desemprego ainda baixa para os padrões históricos e a inflação "retornando gradualmente - ainda que de forma desigual - ao longo do tempo para nossa meta de 2% de forma sustentável".
Medidas de inflação importantes mostraram pouco progresso no último semestre de 2024 e permanecem cerca de meio ponto percentual ou mais acima da meta do Fed.
O relatório de emprego de dezembro será divulgado na sexta-feira, fornecendo as informações mais recentes sobre o crescimento dos postos de trabalho e dos salários.