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Dívidas bancárias podem ser renegociadas a partir desta sexta-feira; veja como participar

Mutirão acontece até o dia 30 de novembro; saiba quais dívidas podem ser renegociadas, como fazer a negociação e qual o contato dos bancos e financiadoras

1 nov 2024 - 14h48

A partir desta sexta-feira, 1º, teve início mais uma edição do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. O principal objetivo é o de auxiliar consumidores a renegociar dívidas bancárias, oferecendo parcelamento, descontos e juros reduzidos. A ação vai até o dia 30 deste mês.

Negociação do mutirão com os bancos é virtual; é possível também entrar em contato direto com o seu banco.
Negociação do mutirão com os bancos é virtual; é possível também entrar em contato direto com o seu banco.
Foto: Morgue File/Divulgação / Estadão

Participam do mutirão a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e com Procons de todo o País.

Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras e que estejam em atraso. Não podem ser renegociadas dívidas que tenham bens dados em garantia e que estejam prescritas, além daquelas que estão em dia.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos ou pelo site consumidor.gov.br. A iniciativa busca promover a recuperação financeira e prevenir o superendividamento, segundo os órgãos envolvidos. Veja a seguir detalhes de como participar da ação.

Como participar do mutirão?

O primeiro passo é descobrir quais são as dívidas e para quem você deve. Para isso, é possível usar a ferramenta Registrato, disponibilizada pelo Banco Central por meio deste link. Para acessá-la, é necessário fornecer o login e senha da conta gov.br de nível prata ou ouro. Ele permite gerar relatórios com informações completas sobre os bancos com os quais você possui relacionamento, além de qual é o saldo devedor e a modalidade (cheque, cartão de crédito etc), e se está em dia ou vencida.

Veja abaixo um vídeo de como funciona a ferramenta.

A partir de então, é a fase de renegociação. A dica da Febraban é usar o consumidor.gov.br. Veja a seguir como fazer o cadastro e como formalizar o pedido:

Para o cadastro

  • Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito;
  • Preencha seus dados para autenticação com conta gov.br nível prata ou ouro;
  • Após autenticação, o usuário será direcionado para a tela de cadastro;
  • Certifique-se de que o CPF e o e-mail são únicos e não utilizados por outro usuário na plataforma;
  • Leia os "Termos de uso do consumidor" localizados na parte inferior esquerda e clique em "Li e Aceito";
  • Confirme seus dados na última tela e clique em "Confirmar" no canto inferior direito;
  • Verifique se seu nome aparece no canto superior direito, indicando o sucesso do cadastro.

Para renegociar

  • Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito;
  • Selecione uma instituição financeira para formalizar o pedido;
  • Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo "Problema" a opção "Renegociação/parcelamento de dívida";
  • O campo "Descrição da Reclamação" também deve ser preenchido: é ali que o consumidor informa o interesse em participar da ação de renegociação de débitos;
  • A instituição financeira tem até 10 dias para fornecer uma resposta;
  • Na própria ferramenta, é possível esclarecer dúvidas, anexar documentos e detalhar o pedido de renegociação.

Para negociar diretamente com os bancos

Quem preferir, pode entrar em contato direto com o banco ou financeira usando os canais oficiais disponibilizados pela instituição. Ao entrar em contato, é preciso informar o desejo de renegociar pelo Mutirão da Febraban. Diga qual é a dívida que pretende negociar e avalie se os descontos e prazos oferecidos cabem no bolso. Só depois que estiver tudo certo é que o acordo de negociação deve ser assinado. Alguns bancos e financeiras criaram canais específicos. Veja a seguir quais são:

Banco do Brasil

  • Telefone: 4004-0001 / 0800 729 0001 | WhatsApp: (61) 4004-0001 #renegocie
  • Clique para renegociar (no site do Banco do Brasil)
  • Para negociar dívidas que estão sob gestão da Ativos S/A: Negocie seus débitos
  • Telefone: 0800-644-3030 | WhatsApp: (11) 97958-3125

Banco Carrefour

BMG

  • Telefone: 0800 286 3636 | WhatsApp: 4002 7007

Banco BV

  • Portal de Negociação: para acessar o site do Banco BV
  • Telefones: 3003-1616 | 0800 701 8600
  • WhatsApp: para negociar (iniciar conversa pelo WhatsApp)
  • App BV: para acessar (ou baixar o aplicativo no canto inferior direito do site)

Banco Daycoval

  • Cartão Consignado | Empréstimo Consignado | Crédito em conta (crédito pessoal): Clique para renegociar ou entre em contato pelo telefone 0300 111 0500
  • Veículos | Financiamento de Veículos: Clique para renegociar

Banco Fibra

  • E-mail: operacoes.varejo@bancofibra.com.br

Banco Inter

  • Telefone: 3003-4070 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 940 0007 (demais localidades)

Mercantil

  • Telefones: 0800 7070 398

Banco do Nordeste

  • 0800-728 3030
  • Central de atendimento dos cartões de crédito do Banco do Nordeste: Capitais e Região metropolitana: 3003 0145 | Demais localidades: 0800 724 0145

Original e PicPay

  • para renegociar dívidas, tanto com o Banco Original quanto com o PicPay

PAN

  • WhatsApp: (11) 4002-7787
  • Central de renegociação: 0800 006 8782

Banco Semear

  • Central de Relacionamento 24h: 0800 702 6700
  • WhatsApp: (31) 3516-8004
  • E-mail: atendimento@bancosemear.com.br

Banco Volkswagen

  • Telefones: 4003-6636 | 0800 700 1936
  • WhatsApp: (11) 4003-6636

Banpará

  • Telefone: (91) 3004-4444

Banrisul

  • WhatsApp: (51) 3215-1800
  • Em caso de dúvidas entre em contato: recuperacao@banrisul.com.br

Bradesco

  • Cliente correntista negocie pelo portal ou: WhatsApp: (11) 4858-5151 | Central de renegociação: 4004-8810 / 0800 400 8810
  • Cartões de crédito Bradescard (Casas Bahia, C&A e outros parceiros), negocie pelo portal ou: WhatsApp: (11) 4858-5151 | Central de cobrança de cartões: 4004-1203 / 0800 979 0203
  • Produtos Losango, negocie pelo portal (no ícone Negociação de Dívida) ou: WhatsApp: (11) 93000-0119
  • Bradesco Financiamentos de Veículos, negocie pelo portal

Caixa Econômica Federal

  • Site da Caixa (créditos comerciais pessoas e empresas)
  • App Habitação Caixa (prestações habitacionais em atraso)
  • App Cartões Caixa (cartão de crédito)
  • App Caixa Tem (regularize suas dívidas)

Cetelem

  • WhatsApp oficial: 0800 7041166
  • Telefone: (11) 4004 7990

C6 Bank

  • Telefone: (11) 3003 6116 | 0800 660 6116
  • WhatsApp: (11) 2832 6088
  • E-mail: cobranca@c6bank.com ou acesse o aplicativo C6 Bank

Digimais

  • Capitais e regiões metropolitanas: (11) 4020-3300
  • Outras localidades: 0800 646 7676

Inbursa

  • Telefones: (11) 3030-4444 ou 0800 641 4444
  • E-mail: atendimento-cobranca@inbursa.com

Itaú

  • Correntistas: buscar a seção de Renegociação no aplicativo ou internet banking do Itaú
  • WhatsApp: 4004-1144 (negociação de dívidas e dicas de Saúde Financeira)
  • Telefone: 4004-1144 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 722 5533 (demais locais) | 0800 722 1144 (demais locais)

NBC Bank

  • Telefone: 0800 022 1401
  • WhatsApp: (51)9878-7949
  • E-mail: recuperacaocredito@nbcbank.com.br

Paraná Banco

  • Telefone: 0800 645 6090
  • E-mail: cobranca_pb@paranabanco.com.br

Safra

  • Central de Cartões: 55 (11) 4001-4460 Capital e Grande São Paulo | 0800 728 4460 Demais localidades. Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana
  • Renegociação (empréstimo/cheque especial e cartão): WhatsApp 55 11 3175 9444. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Santander

  • (11) 4004-3535 capitais e regiões metropolitanas | 0800 702 3535 demais localidades | 0800 723 5007. Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 6h às 22h | Sábados das 8h às 19h00 | Domingos das 9h às 16h

Santander Financiamentos

  • (11) 4004-9090 capitais e regiões metropolitanas | 0800 722 9090 demais localidades. Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 7h às 20h | Sábados das 9h às 14h00
  • WhatsApp: (11) 4004-9090

Senff

  • WhatsApp: (41) 3313 -1800
  • negociacao@senff.com.br

Sicredi

  • Canal de negociação: WhatsApp 51 3358 4770

Tribanco

  • (11) 3003-3099 Capitais e regiões metropolitanas | 0800 722 3099 Demais localidades

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Foto: Morgue File/Divulgação / Estadão
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