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Do zero à internacionalização: A história da Splash Bebidas Urbanas

Casal transforma dificuldade em oportunidade, mesmo sem investimentos externos

11 jul 2024 - 06h45
Do zero à internacionalização: A história da Splash Bebidas Urbanas
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Desde o início de sua relação, o casal de empreendedores capixabas Brunna Farizel e Lucas Moreira já vislumbravam uma incursão pelo universo empresarial. Mesmo enfrentando obstáculos iniciais devido à inexperiência, eles decidiram dar o primeiro passo abrindo sua própria empresa em Vitória, no Espírito Santo, apenas seis meses após o início do namoro. Contudo, o empreendimento não conseguiu prosperar e logo o casal se encontrou com as primeiras dificuldades financeiras. 

Diante deste revés, algumas dívidas e das limitações de recursos, Brunna e Lucas optaram por mudar de cenário e se estabelecer em São Paulo, em busca de novas oportunidades. Ambos conseguiram construir carreiras sólidas em empresas de renome. No entanto, em 2017, com a gravidez de Brunna, o casal começou a reavaliar o estilo de vida agitado que levavam no mundo corporativo. 

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"Foi nesse momento que sentimos uma forte necessidade de encontrar uma solução que definisse o legado que queríamos deixar na criação de nossa filha, considerando a rotina que levávamos. Foi quando começamos a pensar em abrir nosso próprio negócio novamente, visando ter mais controle sobre nosso tempo e qualidade de vida. Passamos meses ponderando em qual setor nos engajar, quais produtos oferecer, onde abriríamos e realizando outras pesquisas pertinentes à criação de uma nova empresa", compartilha Brunna.

O começo de um sonho

Um aspecto crucial para o casal era a oferta de produtos de qualidade, a facilidade de operação e a rapidez no atendimento, atendendo principalmente às demandas urbanas. Ao mesmo tempo, eles tinham o desejo de disponibilizar produtos para os habitantes do interior, que geralmente só encontravam em grandes centros urbanos.

Para materializar essa visão, optaram por um formato que simplificasse a operação, onde os doces e salgados chegassem prontos e as bebidas fossem preparadas em apenas três etapas. Assim, em, 2018, nascia a Splash Bebidas Urbanas. 

O casal e sua cria
O casal e sua cria
Foto: Arquivo Pessoal

Sem investimentos externos, a rede foi pensada desde o início para garantir praticidade e agilidade, dispensando a necessidade de uma cozinha completa ou de um chef por trás das criações. O cardápio foi meticulosamente elaborado para agradar ao paladar brasileiro, oferecendo bebidas extremamente cremosas e uma variedade de sabores típicos do país, como brigadeiro, paçoca e cafés elaborados com grãos nacionais.

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Em 2019, após um ano exato de operação e com cinco unidades localizadas exclusivamente na região metropolitana de São Paulo, Brunna e Lucas garantiram seu primeiro investimento, um aporte significativo de R$ 1,5 milhão. Até o final daquele ano, a rede já havia ampliado sua presença para 15 lojas em funcionamento, expandindo para novos territórios como Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Em fevereiro de 2020, a empresa recebeu um novo sócio de peso: Rogério Salume, fundador da Wine, o maior clube de vinhos do mundo.

A chegada de Sabrina Sato como sócia

Recentemente, os empresários atingiram um marco significativo na empresa, ao receber Sabrina Sato como sócia. A apresentadora e empresária uniu forças com Brunna e Lucas, trazendo sua experiência e influência para impulsionar ainda mais o sucesso da marca. Essa parceria fortaleceu a presença da Splash no mercado, expandindo seu alcance e solidificando sua posição como líder no setor de alimentos e bebidas. 

A parceria funciona no modelo media for equity. Essencialmente, esse modelo envolve trocar uma porcentagem da empresa pela exposição e audiência de uma celebridade. Pouco tempo depois, a empresa recebeu um investimento do fundo de investimento Oriz. A associação com Sabrina trouxe credibilidade para a rede, especialmente durante negociações de franquia. 

Além disso, a influência de uma celebridade como Sabrina foi evidente durante o "Dia do Café" de 2023. Sabrina gravou um vídeo convidando as pessoas a visitarem a Splash, oferecendo café por conta dela. Essa estratégia gerou um aumento significativo nas vendas, com o faturamento crescendo mais de 50% no dia seguinte ao vídeo ser divulgado.

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Internacionalização

Atualmente, a Splash já possui mais de 100 unidades confirmadas em todo o Brasil, abrangendo os estados das regiões Sul, Sudeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. A empresa tem atraído cada vez mais franqueados com perfis semelhantes ao de Brunna e Lucas, que buscam uma maior flexibilidade de tempo em suas vidas e realização do sonho de ter o próprio negócio. 

A rede agora está dando início ao seu processo de internacionalização com a abertura da sua primeira unidade em Portugal. A escolha do país lusitano se dá pelo fit cultural próximo ao do Brasil e pela alta presença da comunidade brasileira, o que representa uma oportunidade estratégica para a marca.

Localizada na cidade do Porto, a primeira unidade da Splash fora do Brasil deve ser inaugurada ainda em 2024 e manterá o mesmo modelo de loja, com adaptações para atender à cultura local, incluindo a incorporação de produtos portugueses ao menu. Além disso, alguns produtos brasileiros, como pão de queijo, coxinha e brigadeiro, serão oferecidos aos clientes em Portugal, como forma de levar um pouco da origem da marca para lá.

"Temos planos de chegar a 30 unidades no país já no primeiro ano de atuação", afirma o CEO da Splash Bebidas Urbanas, Lucas Moreira. “Estimamos investir aproximadamente R$ 15 milhões, que serão destinados à implantação dessas lojas ao longo do período, em Portugal.” 

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(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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