Os mercados emergentes sofreram muito segundo ranking das 500 marcas de bancos mais valiosas elaborado pela Brand Finance em parceria com revista inglesa The Bank divulgado nesta terça-feira (4). O motivo ressaltado pelo levantamento foi o aprofundamento das preocupações sobre as perspectivas para suas economias.
No Brasil, o Bradesco e Itaú viram seus valores de marca caírem 22% e 20%, respectivamente, mas mesmo assim ficaram na lista das 25 marcas mais valiosas do mundo. O Banrisul está em segundo lugar na lista de bancos que mais perderam posições, ele foi do 243º lugar em 2013 e 323º (US$ 309 milhões) em 2014. O J. Safra (US$ 320 milhões), por sua vez, saiu do 362º lugar para o 404º.
Além de Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, outros brasileiros aparecem na lista das 500 marcas de bancos mais valiosas do mundo a Caixa (49ª colocação, US$ 4,759 bilhões); Banco do Nordeste (335ª, US$ 288 milhões); BRB (454ª, US$ 173 milhões) e Banco Panamericano (481ª, US$ 159 milhões).
Em nota, o CEO da Brand Finance para a América Latina, Gilson Nunes afirmou que o Bradesco demonstrou em 2013 uma notável gestão no controle dos custos e da inadimplência, liderando na América Latina. Sobre a presença do Itaú na lista dos mais valiosos, o executivo credita “ao empenho do banco para se posicionar como marca financeira internacional, e por ter adotado, também, maior rigor na concessão de financiamentos”.
Segundo o estudo, instituições europeias se saíram muito bem, levando em consideração suas projeções de resultados e a percepção de seu grau de risco - ambos elementos importantes de avaliação de marcas -. Com a melhora da crise da zona do euro, muitos deles tendo aumentado seus níveis de capital. "Os preços das ações espelham muito a saúde dos bancos e capitalizações de mercado", diz Bryn Anderson, diretor de operações da Brand Finance, consultoria que fez a pesquisa para o ranking.
Os bancos dos EUA conseguiram aumentar suas avaliações de US$ 174 bilhões para US$ 194 bilhões, garantindo que mais uma vez a liderança no ranking (China, em segundo lugar, tem um valor total da marca de US$ 113 bilhões). Bancos do Reino Unido viram suas avaliações aumentarem 18%, para US$ 76 bilhões, enquanto os credores alemães tiveram um aumento de 14%, para US$ 32 bilhões.
Ranking 2014 | Marca |
1 | Wells Fargo (Estados Unidos) |
2 | HSBC (Reino Unido) |
3 | Bank of America (Estados Unidos) |
4 | Citi (Estados Unidos) |
5 | Chase (Estados Unidos) |
6 | ICBC (China) |
7 | BNP Paribas (França) |
8 | Santander (Espanha) |
9 | China Construction Bank (China) |
10 | Agricultural Bank of China (China) |
11 | Bank of Tokyo (Japão) |
12 | Bank of China (China) |
13 | Barclays (Reino Unido) |
14 | J.P. Morgan (Estados Unidos) |
15 | Deutsche Bank (Alemanha) |
16 | Royal Bank of Canada (Canadá) |
17 | Sberbank (Rússia) |
18 | TD Bank (Canadá) |
19 | UBS (Suíça) |
20 | Bradesco (Brasil) |
21 | Goldman Sachs (Estados Unidos) |
22 | Credit Suisse (Suíça) |
23 | Itaú (Brasil) |
24 | Capital One (Estados Unidos) |
25 | BBVA (Espanha) |