Quando se fala em ganhar em moeda estrangeira, o dólar americano é o que desperta o maior interesse de quem mora no Brasil por ser considerada a moeda mais forte do mundo. No entanto, o que muita gente não sabe é como identificar as moedas norte-americanas.
Diferentemente do Brasil, em que moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e R$ 1 têm o número impresso, no dólar não há algarismo estampado para diferenciar os valores. É uma questão cultural, histórica e de costume, já que é assim desde quando o país estabeleceu seu sistema de cunhagem, em 1792.
Os valores das moedas estão escritos apenas por extenso. Caso esteja pensando em viajar para os Estados Unidos para morar ou a passeio, é importante saber também que, embora as moedas tragam uma inscrição de seus nomes, algumas são chamadas por nomes diferentes. One dime, por exemplo, é o valor de dez centavos.
O Terra preparou uma explicação de cada uma das moedas para que ninguém se confunda com nomes como pennies, nickels, dimes, quarters e halves e nem com quais moedas deve dar e quais receber ao comprar alguma coisa nos Estados Unidos.
Como saber o valor de cada moeda
1 centavo
Nela está escrito one cent, que significa um centavo. Ela é a única na cor cobre, o que a diferencia das demais. Os americanos costumam chamar ela também de penny – fabricada pela primeira vez em 1856.
5 centavos
Five cents, ou seja, cinco centavos. Antigamente, essa moeda era conhecida como half dime, que representa meio dízimo. Atualmente, a moeda é conhecida como nickel. Ela foi fabricada em 1866.
10 centavos
Nela está inscrito one dime, palavra em latim, cujo significado é “dízimo”, o que por sua vez significa a décima parte (1/10) de alguma coisa. “One dime” é um décimo de dólar, ou seja, 10 centavos. Essa moeda foi fabricada em 1807.
25 centavos
Fabricada em 1796, a Quarter, como o próprio nome sugere, é a moeda com valor de 25 centavos, um quarto de dólar. A versão atual conta com a figura do presidente George Washington.
50 centavos
Cunhada em 1974, a moeda traz escrito half dollar, ou seja, meio dólar, ou 50 centavos.
1 dólar
A moeda mais valiosa traz a inscrição one dollar, ou seja, um dólar.
Por que as moedas não têm números?
Não existe uma resposta definitiva para essa dúvida, sendo que até quem nasceu nos EUA não sabe a razão para isso. Nem a United States Mint (a casa da moeda americana) sabe responder. A teoria mais aceita é que o uso do número por extenso faz parte da tradição.
Embora não tenha uma explicação para o não uso do número, a legislação norte-americana determina que algumas palavras ou frases apareçam na moeda, como Liberty (liberdade), In God We Trust (em Deus nós confiamos) e E Pluribus Unum (lema nacional norte-americano que, em latim, significa “de muitos, um”).