O dólar encerrou em queda contra o real nesta sexta-feira, depois de oscilar entre altas e baixas na sessão, com agentes do mercado ajustando posições ao fim de uma semana agitada marcada por reuniões de diversos bancos centrais globais.
O dólar à vista teve queda de 0,26%, a 4,1535 reais na venda. Na mínima da sessão, a moeda chegou a 4,1478 reais, enquanto na máxima tocou 4,1845 reais.
Na semana, o dólar acumulou alta de 1,60%
"Todos os mercados operaram sem uma tendência clara na sessão. Os investidores procuraram ajustar suas posições depois de uma semana com pressões de todos os lados", afirmou Alvaro Bandeira, economista-chefe do Banco digital Modalmais.
Depois de subir em um primeiro momento nesta sexta-feira, a moeda norte-americana perdeu força depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou tom mais amistoso sobre as negociações comerciais com a China, afirmando que os dois países estavam "fazendo muito progresso", após Washington retirar tarifas sobre mais de 400 produtos chineses.
Na semana, no entanto, o dólar acumulou alta na esteira do salto da moeda depois que o Banco Central, na quarta-feira, cortou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, a 5,50% ao ano, sinalizando que mais afrouxamento está por vir.
Segundo operadores, a decisão do BC resultou em uma fuga de capital estrangeiro, especialmente de fundos especulativos, em busca de melhor remuneração em outros mercados.