Pelo terceiro dia consecutivo, o dólar está em alta. A moeda americana abriu em queda, mas inverteu o movimento, sobretudo, depois que o presidente Lula falou sobre as especulações em torno do real. Às 11h02, a cotação avançava 0,26%, para R$ 5,66.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA), nesta terça-feira, 3, ele afirmou que fará reunião em Brasília na quarta-feira, 3, para agir em relação à suposta especulação contra o real, que seria responsável pela alta no dólar. Para Lula, "não é normal o que está acontecendo". "É um absurdo. Veja, obviamente, me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação. Há um jogo de interesse especulativo contra o real neste País."
No período de um mês, o dólar já subiu 7,95% e, desde janeiro, 16,78%. O discurso mais voltado ao intervencionismo das últimas semanas não tem agradado os investidores, que ainda têm de lidar com incertezas externas como a taxa de juros dos Estados Unidos.
A alta do câmbio é apenas um dos efeitos imediatos dessa estratégia do presidente, que pode chegar rapidamente à economia real, desorganizando o planejamento das empresas e pressionado à inflação. O resultado seria o contrário do que Lula tanto deseja, que é a queda na taxa de juros.