Se você vende algo na internet, é bom saber usar as redes sociais. Elas são eficazes para divulgar seu e-commerce, não apenas para exposição do seu produto ou serviço, mas também para a manutenção do contato direto com seus clientes.
Pesquisas mostram que, cada vez mais, as empresas que investem em presença digital alcançam melhores níveis de relacionamento com seus consumidores, atraem novos compradores com mais facilidade e, potencialmente, aumentam as vendas. Para 77% dos brasileiros, o relacionamento direto com varejo por meio das redes sociais tem influência na decisão de compra, conforme pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers feita no ano passado.
Um dos princípios do marketing é “estar onde o seu cliente está”. No caso das redes sociais, estar não é o bastante. Para desenvolver um relacionamento positivo com seus clientes, é necessário que o e-commerce seja ativo nessas redes, compartilhe informações relevantes, ofereça conteúdo atraente e estabeleça uma política de atendimento eficiente. Um dos primeiros passos para desenvolver um projeto de comunicação nas redes sociais é identificar quais são as principais plataformas utilizadas pelos seus clientes e como você pode se destacar nesse ambiente. É importante lembrar que cada rede social tem suas peculiaridades e, por isso, o gerenciamento dos perfis da sua empresa deve ser feito pensando nesses detalhes.
De acordo com a pesquisa eMarketer, em 2013 o Facebook se consolidou como a maior plataforma de social e-commerce. De todos os pedidos realizados em canais de mídia social, aproximadamente 85% foram feitos no Facebook. Outras redes sociais também foram bem-sucedidas. O Pinterest, por exemplo, gerou 74% dos pedidos de antiguidades e artigos de colecionador. O Twitter recebeu 18% dos pedidos de mobília para casa e escritório.
Embora não exista uma regra geral para o gerenciamento de redes sociais, você pode basear seu plano de comunicação em três etapas: planejar uma tabela de horários e frequência inicial, analisar os indicadores (quantas curtidas, quantos comentários, se são positivos ou não, se levaram o usuário a finalizar a compra, etc.) e repetir o processo para os melhores resultados. De acordo com as metas do seu e-commerce, você pode ajustar as estratégias de redes sociais que não alcançaram retorno para o seu negócio.
Confira algumas dicas de publicação de conteúdo nas principais redes sociais:
No Twitter, menos é mais. Em geral, tweets curtos geram maior engajamento (curtidas e retweets) do que tweets com mais de 100 caracteres. Lembrando que o máximo são 140 caracteres. Os melhores horários para postagens são das 13h às 15h, de segunda a quinta-feira.
Posts com imagens chamam mais atenção dos usuários; textos que provocam curiosidade recebem mais interações. Você pode verificar os horários mais ativos do seu público-alvo no painel da sua Fanpage, em Publicações, quando os fãs estiverem conectados. Em dias de semana, a faixa das 13h às 17h tem a maior quantidade de cliques.
Muitas empresas, especialmente do segmento de moda, já usam o aplicativo para promover a divulgação de seus produtos. Também é possível desenvolver uma relação com os clientes. Os dias de maior interação dos usuários são sábado e domingo, entre 13h e 18h.
O Pinterest é uma espécie de quadro de fotos online. As empresas podem categorizar em painéis as imagens de produtos em destaque e fazer campanhas especiais em datas comemorativas, por exemplo. O tráfego de usuários nesta rede social começa a aumentar após as 12h.