Nesta terça-feira (31), a Receita Federal realizou o pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (IRPF 2021). Junto ao lote referente à restituição do IRPF 2021, foram pagos também os lotes residuais de declarações de anos anteriores.
Ao todo, mais de 16 milhões de contribuintes já receberam as restituições este ano, porém, ainda há uma parcela da população que está aguardando e querendo saber quando o último lote do IRPF 2021 será pago.
De acordo com o cronograma de pagamentos da Receita, o 5º lote será pago no dia 30 de setembro de 2021. Nesta data, receberão os pagamentos os contribuintes que transmitiram a declaração (seja ela a oficial ou a retificadora) a partir do dia 15 de agosto de 2021 e que não apresentam nenhuma pendência em sua declaração.
Como de costume, cerca de dez dias antes da data de pagamento do lote a Receita libera a consulta ao lote em questão, para que os contribuintes possam verificar se estão incluídos naquela rodada de créditos. Para fazer a consulta, o cidadão deve acessar o site da Receita Federal (confira o passo a passo abaixo).
Como descubro se ainda vou receber algum valor como restituição?
Os contribuintes que foram ou serão contemplados com algum valor de restituição, ao preencherem a sua Declaração de Imposto de Renda, receberam como resultado a mensagem: "Imposto a restituir". Contudo, o cidadão pode também conferir essa informação em outro momento por meio do site da Receita.
Para isso, ele deve seguir os seguintes passos: acessar o site da Receita Federal > clicar em Meu Imposto de Renda > clicar em Consultar Restituição. Ao fazer isso, o cidadão consegue, inclusive, verificar se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição - como malha ou dados bancários incorretos, por exemplo.
Também é oferecido pela Receita Federal o serviço de consulta rápida das declarações do imposto de renda por meio do app Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.
Não busquei minha restituição do ano passado, e agora?
Os valores da restituição ficam disponíveis para resgate por até um ano. Se após esse período o contribuinte não movimentar esse valor, o crédito volta para a Receita Federal e torna-se necessário agendar o resgate novamente.
Para fazer o reagendamento do resgate destes créditos, o cidadão deve acessar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).