João Doria criou, em 1948, o Dia dos Namorados no Brasil para estimular as vendas de varejo, celebrando na véspera ao Dia de Santo Antônio, santo casamenteiro.
Diferentemente de outros países do mundo, o Brasil comemora o Dia dos Namorados em junho, sem relação direta com um santo ou crença, como acontece com o Valentine's Day, celebrado em fevereiro, no dia de São Valentim. Por aqui, a data foi criada essencialmente por questões comerciais por um nome que viria a se tornar muito conhecido: o publicitário João Doria, pai de João Doria Jr., empresário, ex-prefeito e ex-governador de São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O filho relembrou a criação ao fazer uma publicação mencionando o Dia dos Namorados e sobre como o pai teve a ideia, em 1948. Ele explicou que a data 12 de junho foi escolhida porque era véspera do dia de Santo Antônio, santo casamenteiro. Mas, frisou que a criação da celebração ocorreu para aumentar as vendas do varejo no País, já que o mês apresentava um desaquecimento por falta de datas comemorativas.
"O mais importante hoje: escolha um presente, escreva um lindo cartão e dê um beijo na sua amada, esposa ou namorada", completou Doria Jr., seguindo a mesma ideia de seu pai.
Dia dos Namorados.
Meu pai, o publicitário João Doria, criou em 1948, no Brasil, a data para homenagear os namorados e melhorar as vendas do varejo no País. O dia foi escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, famoso por ser o santo casamenteiro.
O mais importante… pic.twitter.com/b0xG0aSv2n
— João Doria (@jdoriajr) June 12, 2023
João Doria escolheu o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor" para a primeira campanha de Dia dos Namorados. A ideia pegou e a data passou a ser usada por diversos centros comerciais. O publicitário, que veio a se tornar também referência no marketing político, morreu em 2000, aos 81 anos.