Oferecimento

Economia informal representa 16,2% do PIB de 2013

O resultado é inferior ao registrado no ano anterior, quando atividades ilícitas somaram 16,8% do que foi movimentado na economia do País

28 mai 2014 - 08h13

A economia informal movimentou cerca de R$ 782 bilhões em 2013, o equivalente a 16,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo nesta quarta-feira. O resultado é inferior ao registrado em 2012, quando representou 16,8% do PIB. O cálculo - que verifica a participação de atividades ilícitas na economia, como sonegação de impostos, pirataria e trabalho informal - é feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco).

Ambulantes lucram com vendas de artigos fora do estádio, em Turim
Ambulantes lucram com vendas de artigos fora do estádio, em Turim
Foto: Allan Brito / Terra

Segundo o estudo, a desoneração de tributos da folha de pagamentos, medida que o governo tornou permanente, é um dos fatores para o recuo da informalidade. A medida beneficia as empresas que têm empregados com carteira assinada e funciona como um incentivo à formalização. Outros fatores que contribuem para a queda da economia informal são o crédito bancário, as notas fiscais eletrônicas, a educação e a formalização crescente do mercado de trabalho.

Publicidade

Confira quais são as maiores cargas tributárias do Brasil

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações