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Ela saltou de R$ 30 mil para R$ 10 milhões ao olhar um 'detalhe'

Empreendedora da Geração Z percebeu um detalhe no mercado que permitiu um salto milionário no faturamento. Assista ao vídeo

7 jul 2023 - 06h31
Ela saltou de R$ 30 mil para R$ 10 milhões ao olhar um 'detalhe'
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O mercado da moda feminina possui uma concorrência muito forte no ambiente digital com a presença de inúmeras lojas especializadas no segmento. Dados levantados pela Statista mostram que o mercado movimentou a quantia de US$ 1,5 trilhão no mundo em 2021, e a previsão é que esse valor aumente para aproximadamente US$ 2 trilhões em 2026.

Diante deste panorama, inúmeros micro e pequenos empreendedores se sentem desencorajados a almejar destaque diante dos competidores, entretanto, há aqueles que não se sentem intimidados em alcançar os sonhos atrelados aos negócios, como é o caso de Letícia Vaz, fundadora da LV Store, loja de peças de moda feminina que fatura R$ 10 milhões por ano.

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Por mais que a empreendedora da Geração Z tenha alcançado este patamar, o caminho para a consolidação da LV Store no mercado conta com uma trajetória de oito anos, sendo que no começo, o faturamento da empresa chegava na casa dos R$ 30 mil. 

“Se hoje conseguimos marcas promissoras e um índice de crescimento elevado, é por conta de todo o esforço e investimento que dediquei no começo da minha trajetória como empreendedora”, comenta Letícia.

Um dos principais desafios que a empreendedora precisou enfrentar no início de sua trajetória diz respeito à falta de informações a aspectos importantes para alavancar negócios, como por exemplo o marketing de conteúdo e outros processos atrelados às operações de comércio no âmbito digital. 

Pensando nisso, Letícia compartilha dicas para que os novos empreendedores se atentem a fim de obter um espaço no mercado. 

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Ferramentas que automatizam processos manuais

Nos oito anos de mercado da LV Store, sete deles contaram com a presença da ferramenta ERP desenvolvida pelo Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. Por meio das facilidades disponibilizadas pelo produto, Letícia conseguiu simplificar e otimizar muito o processo de produção de sua loja.

“É extremamente importante buscar softwares e sistemas, como o Bling, que conseguem tirar os processos manuais e burocráticos das nossas mãos, proporcionando tempo e espaço para traçar técnicas de venda, estratégias para aumentar a margem de lucro, entre outros planejamentos que definem o que devemos fazer como empreendedores, que é pensar a frente”, afirma ela.

Marketing de conteúdo

Há um movimento comum no mercado que envolve a participação dos criadores de conteúdo e o fato de que a grande maioria deles possui marcas atreladas a sua imagem, principalmente no mundo da moda e estética, como é o caso de Bianca Boca Rosa, Virgínia Fonseca, entre outros. 

“Eu acredito que as marcas que não se tornarem creators, serão engolidas pelos creators que estão se tornando marcas”, diz Letícia. 

Com essa noção em mente, é importante se aprofundar no conceito de marketing de conteúdo e investir em uma imagem que esteja atrelada à marca desenvolvida. Um caminho para gerar conteúdos atrativos para os consumidores é por meio de mensagens humanizadas. 

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“Os clientes sentem a necessidade de dialogar e se sentir representados por pessoas, não apenas por um nome ou um logo. As pessoas querem consumir um lifestyle que por consequência está atrelado a um produto”, comenta.

Humanização

Tendo como gancho a dica anterior, a empreendedora destaca também a importância de uma figura humanizada por trás da marca. 

“Acredito que é uma grande tendência esse processo de humanização das marcas. Não conseguimos criar uma conexão emocional com uma marca se não tiver uma figura humana”, destaca Letícia. Podemos ver cases no mercado de marcas com avatares humanizados, como a Magazine Luiza e as Casas Bahia, que são utilizados na frente de criação de conteúdo como se fossem influenciadores vivos. Atrelar a marca a um rosto, seja ele digital ou físico, possui um peso intangível na visão da empreendedora.

Overdelivery

Praticar o overdelivery diz respeito a entregar mais do que o cliente espera. O cliente precisa sempre, de fato, ser o centro do negócio. 

“Muitas marcas pensam mais na lucratividade e na imagem do que em criar um relacionamento com a base de clientes. Essa dica é essencial para manter uma taxa de crescimento elevada com o passar dos anos. Para isso, a gente precisa sempre entregar mais do que se espera, seja com um programa de fidelidade ou um brinde”, ressalta a empreendedora, destacando a importância de manter um canal para poder escutar as necessidades dos clientes.

Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

Inovar

Para crescer, deve-se sempre estar em um constante processo de inovação, estudando os movimentos do mercado para que seja possível passar a acompanhar, ou até mesmo ditar, as novas tendências. 

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"Às vezes, para se manter atual, é preciso analisar outros segmentos que não estão atrelados ao seu negócio. Eu por exemplo, trabalho com moda, mas muitas vezes busco outros segmentos como inspiração e para novas soluções. Olhar para o exterior também é importante para avaliar as tendências. Essa inovação, no entanto, deve vir acompanhada de um propósito”, conclui Leticia.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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