A Embraer inaugurou nesta quinta-feira seu novo centro de serviços para jatos executivos no aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP). Em 20 mil metros quadrados de área, foram investidos cerca de R$ 50 milhões na unidade.
O local que deve gerar até 250 oportunidades de emprego irá oferecer um hangar para serviços de manutenção, reparo e revisão de componentes e o outro voltado à operação de aeronaves executivas. Além disso, um terminal de embarque e desembarque será destinado aos passageiros, com atendimento aeroportuário, salas de reunião e salas de descanso para as tripulações – todas equipadas com TV, acesso à internet e telefonia.
Segundo a Embraer, o município paulista foi escolhido por conta do crescimento de companhias do setor instaladas no local, da proximidade com a capital, da boa infraestrutura da cidade e das boas condições meteorológicas e de tráfego aéreo. "Mão de obra qualificada na região e a perspectiva de melhorias na infraestrutura aeroportuária também foram fatores determinantes na decisão", informou a empresa em nota.
Com a inauguração, a aérea amplia sua rede destinada a frota de jatos executivos no Brasil já em operação em São José dos Campos (SP), em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Goiânia.
Sobre o rebaixamento do rating do Brasil no início da semana, o presidente da Embraer Aviação Executiva, Marco Tulio Pellegrini, afirmou que a empresa não se vê atingida. "Temos uma operação global e isso não deve nos afetar", disse Pellegrini.
A empresa possui rating "BBB" pela Standard & Poors, com perspectiva estável, acima da nota brasileira. Pellegrini afirmou também que a desaceleração da economia brasileira não modifica as expectativas para o mercado nacional de aviação executiva. "O Brasil deve continuar crescendo. É um mercado importante", disse. A fabricante tem como meta entregar de 105 a 120 jatos executivos neste ano, em todo o mundo.
Com informações da Reuters