A afinidade com o setor automotivo começou em 2009, mas o sucesso no empreendedorismo só foi consolidado após 2020, com a criação da Vaapty e depois de quebrar seu primeiro negócio. O empresário Ycaro Martins, 38, de Londrina, no Paraná, usou toda sua experiência com a venda de carros, junto com seus erros e acertos, para criar a empresa, que é a pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, que faturou mais de R$ 1 bilhão em 2023.
Com 200 lojas vendidas e 70 implantadas, a marca virou franquia em 2021, realizando vendas em apenas 40 minutos. A Vaapty planeja faturar R$ 1,8 bilhão em 2024, mas seu objetivo vai além disso. Quando Ycaro criou a marca em 2020, um pouco antes da pandemia, na cidade de Maringá, no Paraná, sua principal meta era levar solução para quem quer vender seu carro, de maneira mais simples e sem burocracia.
O empreendedor tinha o projeto, mas precisou se reinventar e trazer algo inovador, já que passou por um processo de falência em sua primeira empresa, não tinha dinheiro e nem mesmo carro para trabalhar. Após passar por um processo de luto, depressão, negação e aceitação, meses depois, Ycaro conseguiu vislumbrar uma nova oportunidade e já estava fazendo a transição para criar a Vaapty.
Em 2020 ele aprendeu a se reinventar e superou suas dificuldades, mesmo sem credibilidade no mercado. Ele pegou seus móveis, equipamentos, reaproveitou a fachada do seu antigo empreendimento, abriu duas novas lojas, continuou com alguns antigos funcionários e começou a chamar pessoas para trabalhar com a promessa de que o negócio daria certo e que elas também cresceriam com a empresa.
Cerca de seis meses depois ele conseguiu um investidor e com o total de R$ 120 mil, abriu a terceira unidade como loja modelo em formato de franquia e passou um ano ganhando R$2 mil.
Em três anos, o empreendedor transformou seu negócio em uma potência no setor automotivo e através de seu conhecimento e suas falhas, ensina empreendedores a fazer com que seus negócios prosperem. Em 2022, ele já tinha vendido 40 franquias e começou a escalar a empresa. Em 2023, a empresa vende em média 25 franquias por mês e tem um histórico de alta performance de seus franqueados. Para o final de 2024, seu objetivo é chegar a 400 franquias vendidas.
Alma de vendedor
Sempre muito curioso e questionador, Ycaro já tinha alma de vendedor desde criança e almejava ser grande. Inspirado no pai, que sempre foi um ótimo profissional de vendas, seu objetivo de vida era ser ainda melhor.
Com perfil de liderança, Ycaro sempre esteve à frente das coisas e nunca teve medo de desafios. Antes de empreender chegou a trabalhar como vendedor de livros, com pessoas que o ajudaram a transformar sua mentalidade. Ele também foi limpador de carros, vendedor de call center, de loja de eletroeletrônicos, até que iniciou no setor automotivo, vendendo carros. Por onde passava, ele sempre ganhou destaque pelo bom desempenho e o número de vendas realizadas sempre muito à frente de seus colegas de trabalho.
Após cinco anos no varejo, atuando como coordenador de vendas de cinco lojas, ele foi convidado para entrar como sócio em uma das empresas terceirizadas, mas o negócio não vingou e Ycaro se viu sem trabalho e sem dinheiro.
Meses depois, ele conseguiu entrar para a Ford e, no primeiro mês, conseguiu vender 16 carros e impressionou toda a equipe. Como a empresa não deu a porcentagem equivalente ao que ele havia vendido, Ycaro ficou insatisfeito e recebeu uma proposta para trabalhar como gestor de grandes contas em um banco, de home office e saía apenas para reuniões presenciais.
Com novos desafios, sua missão era fomentar os negócios entre seus clientes que estavam longe de serem fáceis, ficavam no norte do Paraná. Mais uma vez, Ycaro conseguiu bater todas as suas metas e no meio do caminho, descobriu que seria pai de sua primeira filha. Foi então que ele pediu um aumento e seu chefe disse que ele só conseguiria ganhar mais se batesse as metas do trimestre. Ele bateu todas, por dois anos, até que recebeu uma proposta de seu antigo chefe da Ford.
Ycaro se mudou para Florianópolis e se tornou gestor de novos negócios em concessionárias, sendo sua primeira oportunidade para liderar pessoas. Devido a distância e saudade da filha, ele abriu mão da oportunidade e decidiu voltar para Londrina.
O retorno foi no momento certo, quando começou a inaugurar uma nova Nissan na cidade. Ele recebeu uma oportunidade para assumir a gestão da concessionária e através de estratégias de marketing e do seu método inovador TMEA (treinar, motivar, executar e acompanhar), vendeu 120 carros em um mês e posicionou a marca como segundo lugar no market share.
Entre 2015 e 2016, ele recebeu uma proposta de trabalho na Peugeot, que estava falida, devendo 5 milhões. Mais uma vez, ele aceitou o desafio e começou a vender de forma escalonada, colocava no show room para demonstração e vendia de 40 a 60 veículos por mês, sem estoque.
Força do mercado automotivo
Com o passar do tempo, ele percebeu que o mercado automotivo era muito carente de inovação e as pessoas ganhavam muito dinheiro, mas ele não era valorizado na empresa. Foi então que decidiu lutar pela sua própria batalha. Ele pensou em criar um site para a venda de carros, mas percebeu que não tinha nada de inovador para a venda de produtos de alto valor agregado.
Foi então que ele sentiu a necessidade de criar algo inovador no setor automotivo, visando facilitar a compra e venda de veículos trazendo conforto e segurança em uma modalidade exclusiva para pessoas que necessitavam vender seu carro.
Através de um amigo, ele percebeu que fazer o intermédio da venda de veículos era muito mais lucrativo, já que ele sabia quem queria comprar e quem queria vender.
Como Ycaro já tinha experiência na área através dos trabalhos em concessionárias descapitalizadas, ele precisava encontrar um comprador dos seminovos em menos de uma hora. Isso fez com que ele descobrisse seu público alvo e montasse sua startup com a proposta de vender qualquer veículo em 50 minutos.
Após o insight, Ycaro redirecionou seu negócio e fez sucesso com a empresa, mas devido a problemas de gestão e inexperiência, ele faliu. Após enfrentar muitas dificuldades pessoais e financeiras, ele decidiu recomeçar e criar a Vaapty em 2020, que virou franquia em 2021.
Futuro da Vaapty
A empresa que tem como pilar a intermediação de venda de veículos almeja dobrar o número de franquias em 2024 e quer alcançar todo território nacional, com cidades acima de 80 mil habitantes. Atualmente, a Vaapty está focada no desenvolvimento humano das pessoas, de capacitação, liderança e gestão, para que elas tenham o desejo de crescer assim como a empresa. Ycaro criou programas para seus funcionários e franqueados que ensinam a fazer vendas de excelência, com pessoas altamente capacitadas.
Para 2024, o empreendedor planeja criar o programa de 5S no franchising, para incentivar seus colaboradores e franqueados através de treinamentos que ensinam a realizar um atendimento de qualidade, com excelência para que elas permaneçam no mercado com uma alta performance. Seu objetivo é reduzir o índice de mortalidade dos negócios, criar um ecossistema onde as pessoas cresçam, prosperem e mude seu mindset.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.