Identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções inovadoras. Essas são algumas das características principais do empreendedor. Há vários tipos de empreendedores no mundo, mas, no Brasil, o conceito sobre ser empreendedor vem sendo erroneamente banalizado nos últimos anos.
Por possuírem coisas em comum e trabalharem sem vínculo empregatício, assumindo os riscos inerentes ao seu trabalho, muitas pessoas confundem empreendedor com autônomo ou até mesmo com um freelancer. Mas são coisas diferentes.
É preciso conhecer as particularidades e detalhes de cada situação para assim saber o que melhor se encaixa na sua situação. Veja abaixo detalhes para entender o verdadeiro significado e quais os tipos de empreendedores.
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.
Em linhas gerais, são negócios criados e formalmente estruturados para atender certa demanda. A palavra empreendedorismo tem origem em 1725. Seu significado principal é assumir riscos e começar algo novo.
O que é ser empreendedor ?
Empreendedor é um indivíduo que coloca em prática novas ideias. Uma pessoa que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento e parte para a ação criando negócios formalmente estruturados. Portanto, as pessoas que trabalham por conta própria, sem criar um negócio estruturado, não são empreendedores, mas um profissional autônomo ou freelancer.
Qual é o perfil de um empreendedor ?
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lista quatro características principais de um empreendedor. São elas:
- Otimismo: Sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos;
- Autoconfiança: Acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais;
- Coragem: Sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. Essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas os faz entender a possibilidade de falhar;
- Persistência e resiliência: Motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.
Quais os tipos de empreendedorismo ?
Há várias formas de se empreender nos dias atuais, como o empreendedorismo social, corporativo, digital e assim por diante. Abaixo, listamos alguns deles para você entender melhor.
Empreendedorismo social
Essa modalidade de empreendedorismo visa melhorar a vida das pessoas e transformar o mundo em um lugar melhor para viver. E isso pode acontecer de diversas formas, como, por exemplo, a inclusão de espaços culturais em locais que precisam, o atendimento popular de advogados, o auxílio na inclusão digital de locais que não possuem internet, reciclagem e assim por diante.
Empreendedorismo de oportunidade
É a criação de novos negócios motivada pela percepção de uma demanda no mercado. Ou seja, o empreendedor fica de olho nas oportunidades e resolve abrir um negócio ao enxergar perspectivas positivas. Um exemplo típico de empreendedorismo de oportunidade é a abertura de um supermercado ou padaria em um bairro que não tem nenhum dos dois negócios.
Empreendedorismo digital
O empreendedorismo digital é um dos caminhos mais indicados para quem quer começar a empreender. Essa modalidade de empreendedorismo tem como vantagem o alto potencial de escalabilidade e renda, considerando que uma loja online fica aberta 24 horas por dia e pode atender a todo o território nacional — ou até internacional.
Empreendedorismo corporativo
É a criação de novos empreendimentos dentro de uma empresa já estabelecida, mas que não é sua. É basicamente aquele colaborador que possui características de um líder, porém, prefere utilizar essas competências e habilidades na empresa onde trabalha.
Empreendedorismo por necessidade
Empreendedorismo por necessidade é a abertura de novos negócios motivada por algo. O principal fator, por assim dizer, é justamente o desemprego. Sem renda, muitas pessoas acabam buscando por opções que possam trabalhar e tentar pagar as próprias contas. E o próprio negócio surge como uma tentativa. Mas também há empreendedores que surgem nesse contexto por más condições de trabalho ou renda insuficiente.
Empreendedorismo feminino
Empreendedorismo feminino é todo tipo de negócio idealizado ou administrado por mulheres. Ultimamente, cada vez mais mulheres estão tirando seus sonhos do papel e transformando-os em realidade. Mesmo enfrentando enormes dificuldades, elas estão quebrando barreiras e dando lição de empreendedorismo. Há mulheres em quase todo tipo de negócios, tais como inovação e varejo.
Como se tornar um empreendedor ?
Em qual segmento que o empreendedor for atuar, ter afinidade ou entender um pouco sobre o mercado é fundamental. Por isso, o Sebrae listou quatro dicas para quem pensa em empreender:
- Analisar as necessidades do consumidor e entender o que pode ser uma boa oportunidade;
- Ofereça uma diferenciação. O cliente precisa ter uma motivação para escolher o seu negócio e não o do concorrente;
- Identifique quais ações podem ser tomadas para atender o mercado em larga escala;
- Esteja por dentro dos eventos e atividades do seu segmento. Participe de feiras, workshops, palestras, busque os especialistas do setor.