Para quem busca uma recolocação, aumentar as chances de se manter nessa nova oportunidade é fundamental. A compatibilidade entre candidato e empresa é um dos principais aspectos que ajudam nessa questão e não se refere apenas às habilidades técnicas, mas também a todo o conjunto de experiências, necessidades e expectativas, de ambas as partes.
Encontrar a vaga ideal pode levar tempo, mas ter foco na busca, posicionar as experiências anteriores e praticar a persistência são essenciais. Da mesma forma, a abertura para novas possibilidades e a capacidade de se adaptar também são características bastantes valorizadas pelas empresas que estão recrutando.
Para impulsionar a jornada das pessoas candidatas, a Gupy, empresa de soluções de RH no Brasil, compartilha algumas boas práticas para a busca por emprego..
Capriche na busca
Antes de tudo, faça uma busca e filtre, dentre as oportunidades que despertam seu interesse, os perfis das empresas que mais tenham a ver com seus objetivos. Algumas companhias são conhecidas por terem um ambiente colaborativo, outras podem priorizar um ambiente dinâmico e inovador, com profissionais mais criativos.
Existem também organizações que procuram pessoas com perfil analítico e vão valorizar a expertise técnica e a assertividade nas entregas.
Busque essas empresas nas redes sociais, observe como elas se comunicam, leia o “sobre” no site oficial e procure entender a história do negócio, como ela cresceu e como chegou no momento presente. Procure os valores e compare com os seus e com suas experiências.
Uma maneira complementar de fazer essa pesquisa aprofundada, é ler as matérias sobre a empresa em veículos de comunicação de credibilidade.
Identifique seu perfil
Para saber qual é a sua personalidade, nada melhor que trabalhar e praticar o autoconhecimento. O ideal é contar com a ajuda de um profissional da psicologia, mas é possível começar esse processo se questionando sobre alguns pontos como: Quem sou eu no meio profissional? Estou na área que gostaria de estar? Para onde quero ir? Quais são meus interesses? Quais são meus pontos fortes e de desenvolvimento?
Também existem algumas ferramentas que ajudam a se conhecer melhor. Quem já se aplicou a uma vaga pela Gupy, por exemplo, certamente já fez o mapeamento comportamental. Vale lembrar que ele fica salvo na plataforma por cinco anos e cada pessoa pode realizá-lo novamente a cada candidatura ou aproveitar o anterior.
Personalize sua abordagem
Depois de identificar as empresas que mais se alinham com seus objetivos e valores, adapte sua comunicação e abordagem para cada uma delas. Isso pode incluir ajustar seu currículo, carta de apresentação e até mesmo sua presença online para refletir os valores e a cultura de cada empresa específica.
Demonstrar que você entende e se identifica com a cultura pode aumentar suas chances de se destacar como um candidato alinhado e dedicado. Essa estratégia não apenas mostra seu interesse, mas também destaca como suas habilidades e experiências se encaixam no que a empresa valoriza.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.