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Empresárias faturam milhões com ativações e interações com público de festivais

A ATENAS.ag fará cerca de 35 ativações apenas no Rock in Rio, com marcas como Heineken, TIM e Volkswagen

13 set 2024 - 05h00
Denise Garrido e Quércia Andrade fundaram a agência em 2007, em Salvador (BA)
Denise Garrido e Quércia Andrade fundaram a agência em 2007, em Salvador (BA)
Foto: Marcelle Cerutti

A animação característisca do carnaval baiano também se torna marca registrada de festivais de música pelo Brasil, graças a duas empresárias de Salvador. Quércia Andrade e Denise Garrido estão à frente da ATENAS.ag, empresa que faturou R$ 130 milhões em 2023 e deve crescer 30% neste ano.

Um dos trabalhos da agência para este ano é no Rock in Rio. No festival, que começa nesta sexta-feira, 13, as baianas são responsáveis pelas campanhas de ativação de marcas como Heineken, Volksvagen Brasil, Trident e Lagunitas. Ao todo, serão cerca de 35 ativações com o público do festival.

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Criada em Salvador há 17 anos, a agência se consolidou e expandiu portfólio ao conquistar o Sudeste.

"O nosso crescimento não aconteceu apenas quando a gente ampliou nosso escritório para São Paulo. A gente vem crescendo ano após ano. Desde quando começamos, a gente já fazia ações disruptivas, inovadoras, quando ainda éramos uma agência regional. Porque de 2007 até 2019, a gente se vendia principalmente para o Eixo Sul e Sudeste como uma agência regional, com expertise grande no Nordeste", conta Quércia.

Ainda naquela época, a ATENAS já atendia grandes nomes do mercado, como Trident, Coca-Cola, Havaianas e Hyundai. Um dos maiores cases de sucesso, segundo a sócia, é a Devassa, marca de cerveja com operações de vendas focadas no Nordeste e que passou a estar sempre relacionada a música e festivais.

"Na pandemia, a gente conseguiu se associar a vários grandes artistas da cultura brasileira. A gente fez grandes lives com a Devassa, como o aniversário de Gilberto Gil, que transformou o patamar de lives. A gente fez a live de Duda Beat com Nando Reis, que gerou um LP, e esse LP foi para o Grammy", relembra Quércia.

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O sucesso das transmissões ao vivo fez com que a ATENAS se mantivesse em crescimento, mesmo em um cenário geral de retração, durante a pandemia de covid-19. De lá para cá, a agência não parou de crescer.

Live marketing

Uma das hipóteses para a ATENAS ter se tornado o que é hoje está na escolha das sócias de focar em apenas um segmento de trabalho: a brand experience. Dentro disso, elas executam as famosas ativações que fazem parte do live marketing.

"A gente é especializado em construir plataformas de brand experience. São ações de cauda longa, onde eu não trabalho a marca job a job. Eu trabalho a marca, a estratégia de marca de longo prazo. E a gente acredita que isso constrói a marca", explica Quércia Andrade.

Com a Heineken, por exemplo, tudo o que está relacionado ao vínculo com música e sustentabilidade da marca no Brasil passa pela agência. Um dos momentos mais marcantes dessa parceria também aconteceu este ano, quando a cantora Madonna segurou uma garrafa da cerveja durante seu show no Rio de Janeiro.

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"A gente conseguiu negociar, colocar a verdinha na mão ali de Madonna. Dentro da tour dela, já tinha parte do show onde ela bebia alguma coisa alcoólica. Fizemos um mockup da garrafa, aquela garrafa que ela joga para o público é de plástico, não é original. Mas foi muito bacana, porque a gente negociou ali com ela para fazer uma inserção, e ela fez mais inserções ainda", relembra Quércia.

A segunda hipótese para o sucesso da agência ATENAS está relacionada à sua equipe. A liderança feminina é refletida também no quadro de funcionárias mulheres na empresa: 70% dos colaboradores e 75% da diretoria. Além disso, 45% são pessoas não brancas e 40% se auto declaram LGBTQIA+.

"A gente tem muito orgulho desses números, temos metas de aumentá-los, mas a partir do momento que a gente tem um time que é diverso, um time que é inclusivo, podemos pensar mais fora da caixa", acredita a CEO.

Fonte: Redação Terra
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