O aumento da quantidade de golpes de empréstimo online reforça a importância de manter-se atento aos perigos relacionados às fraudes financeiras. De acordo com dados de julho de 2023 levantados pelo Serasa Experian, o setor de Bancos e Cartões, que inclui a abertura de contas e pedidos de cartões de crédito, foi alvo de 51,5% das tentativas de fraude. Isso equivale a uma tentativa de fraude a cada 7 segundos.
Golpistas se aproveitam da crescente popularidade dos serviços bancários online para enganar os consumidores com ofertas de empréstimo irresistíveis, prometendo parcelamento e taxas incompatíveis com o mercado. Por isso, é crucial que os usuários estejam cientes dos riscos e saibam como identificar potenciais golpes.
Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay, separou algumas dicas:
Desconfie de ofertas apelativas
"Se um empréstimo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Taxas de juros extremamente baixas, prazos de pagamento muito longos ou a ausência de verificação do seu score de crédito são sinais de alerta de um possível golpe", diz Bruno.
Busque por canais oficiais
"Sempre inicie o contato com instituições financeiras por meio de seus canais oficiais. Se você receber uma oferta, verifique sua validade, entrando em contato diretamente com a instituição."
Verifique a legitimidade da instituição
Antes de aceitar qualquer oferta de empréstimo, certifique-se de que a instituição financeira está registrada no Banco Central do Brasil (Bacen).
"As instituições legítimas devem ter um número de registro válido e estão disponíveis no site do Bacen", alerta Bruno.
Nunca forneça informações pessoais
"Jamais compartilhe suas informações pessoais ou financeiras, a menos que você tenha iniciado o contato e tenha certeza de que está lidando com uma instituição legítima. Isso inclui números de segurança social, como PIS ou INSS, informações de conta bancária e detalhes de cartão de crédito", conclui o especialista.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.