As novas encomendas de produtos manufaturados nos Estados Unidos aumentaram em fevereiro, provavelmente devido ao fato de as empresas terem adiantado os pedidos antes das tarifas.

Os pedidos às fábricas aumentaram 0,6% após uma alta revisada para cima de 1,8% em janeiro, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira.

Publicidade

Economistas consultados pela Reuters previam que os pedidos às fábricas subiriam 0,5%, depois de um avanço de 1,7% relatado anteriormente em janeiro. Os pedidos às fábricas aumentaram 1,5% em uma base anual em fevereiro.

A manufatura, que responde por 10,2% da economia, pode ser prejudicada pela enxurrada de tarifas do presidente Donald Trump desde que retornou à Casa Branca em janeiro.

Trump prometeu anunciar tarifas recíprocas globais nesta quarta-feira, que ele apelidou de "Dia da Libertação". Ele vê as tarifas como uma ferramenta para aumentar a receita para compensar seus cortes de impostos prometidos e para reavivar uma base industrial dos EUA em declínio há muito tempo. Economistas discordam e consideram as tarifas de importação prejudiciais.

As encomendas de aeronaves comerciais caíram 5,0%. Os pedidos de veículos automotores, peças e reboques aumentaram 1,9%, enquanto de equipamentos de transporte avançaram 1,5%.

Publicidade

Os pedidos de computadores e produtos eletrônicos ficaram inalterados, enquanto os de equipamentos elétricos, aparelhos e componentes avançara, 1,9%.

Os pedidos de maquinário aumentaram 0,6%. Excluindo equipamentos de transporte, as encomendas à indústria aumentaram 0,4%.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se