Investir em comunicação para uma empresa pode se tornar um momento que gere algumas dúvidas, principalmente se a estratégia utilizada será em mídia espontânea ou mídia paga. Porém mesmo com suas diferenças, nenhuma delas se anulam, ambas poderão ser utilizadas para alcançar o público-alvo, autoridade e, consequentemente, aumento das vendas.
A diferença entre as duas, na teoria, pode ser simples, pelo fato de uma ser mídia conquistada de forma natural, ou seja, a marca não paga pela divulgação. Já a outra é um espaço pago e totalmente programado. Porém, as estratégias utilizadas vão bem além dessas distinções citadas.
Segundo Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia, a comunicação paga pode ser feita através de anúncios nos veículos de comunicação ou campanhas de marketing digital.
“Já a comunicação espontânea é conquistada através de uma longa relação com os jornalistas e com um assunto que seja atraente para aquele veículo”, diz ela.
Comunicação espontânea
Para conquistar um espaço espontâneo na mídia, é fundamental ter o apoio de uma assessoria de imprensa, pois ela irá criar uma relação entre os veículos de imprensa e indicar materiais relevantes sobre a marca.
“Os jornais tratam de diversos assuntos, em várias editorias, com ganchos que podem estar relacionados aos negócios. Dessa maneira, é importante visualizar se a sua empresa conta com alguma pauta que ofereça a informação que o seu público procura, para que seja produzida uma matéria relevante para ele”, comenta Renata.
Ao falar da sua marca, é possível destacar que ela conta com um investimento inicial baixo, lucro alto e retorno rápido. Além disso, é possível destacar alguns cases de sucesso, mostrando que é possível crescer com a sua empresa e se tornar um grande empreendedor.
“Se o assunto for relevante para os leitores e telespectadores, com certeza ele também será visto da mesma forma pelos canais de comunicação. Mas para chegar dessa forma aos jornalistas é necessário traçar uma estratégia com a assessoria de imprensa para que ela produza materiais assertivos e indique para os profissionais mais adequados abordar sobre o respectivo tema”, salienta Brito.
Vantagens da mídia espontânea
Conquistar espaço na mídia espontaneamente tem várias vantagens, sendo as principais o aumento da visibilidade do seu negócio e o ganho de credibilidade para o porta-voz da marca.
“Além disso, outros benefícios como divulgar informações de interesse do público, o ótimo custo-benefício, pois você não irá pagar pela matéria e o aumento da confiança dos consumidores, porque o que é transmitido na imprensa costuma ganhar mais força, também estão presentes quando se trata de comunicação espontânea”, reforça a diretora de comunicação.
Comunicação paga
Já a mídia paga, como o próprio nome diz, é aquela onde é necessário que o empresário invista recurso financeiro para aparecer. Antigamente, essa divulgação era realizada apenas na comunicação offline, que são os jornais, televisão e rádio. Mas, atualmente, com o poder do online é onde a maioria foca as suas estratégias para alavancar suas vendas.
“Na mídia offline, aquela campanha publicitária será compartilhada com todos, já no meio online é possível criar uma campanha específica para o seu público-alvo. Ou seja, se a pessoa pesquisar por um produto, ela poderá receber anúncios de outras lojas com o item semelhante de sua pesquisa”, explica Renata.
Quando o consumidor clica na propaganda é direcionado automaticamente para a página de vendas ou até mesmo para uma ação especial que foi criada durante a estratégia de marketing.
“Quanto mais pessoas clicam no link, mais vantajoso é, pois poderá ter um número maior de vendas convertido, mas também será mais custoso para o empreendedor. Dessa maneira, o recurso que será feito deve ser muito bem analisado e alocado no material certo, para obter melhores resultados”, detalha Brito.
Recursos da mídia paga
Um dos recursos que chama a atenção na mídia paga é o fato de os anúncios poderem ser exibidos para aquelas pessoas que já estão em um momento de compra, podendo fazer com que ela fique atraída pelo seu produto.
“Além disso, é uma estratégia onde é possível utilizar diversos formatos diferentes, como social ads, remarketing, sites de buscas, banners e até mesmo ações com influenciadores do setor”, finaliza Renata.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.