Oferecimento

Entenda o que é NFT e porquê todo mundo tá falando disso

Já existe um aumento expressivo no número de compradores e vendedores de NFT ativos no mercado

30 ago 2022 - 03h00
(atualizado às 11h55)
Foto: Adobe Stock

Os NFTs (non-fungible tokens) se tornaram uma das partes mais dinâmicas e proeminentes da Web3 nos últimos anos. Esses ativos baseados em blockchain armazenam dados que são associados a arquivos de mídia, como imagens, vídeos e áudios ou até mesmo a objetos físicos. 

Dessa forma, por meio dos NFTs, as pessoas podem comprar, vender ou trocar ativos digitais em mercados especializados. É importante destacar que esses itens associados aos NFTs devem ser únicos e individuais ― ao contrário das criptomoedas tradicionais, que são desenhadas para serem cambiáveis entre si.

Publicidade

Esses ativos se popularizaram nos últimos anos, a ponto do termo NFT ser consagrado como ‘palavra do ano’ pelo Collins Dictionary em 2021. Segundo o Web3 Report, elaborado pela Chainalysis, entre janeiro e maio deste ano, colecionadores enviaram mais de US$ 37 bilhões para os mercados de NFT ― o que indica que o volume total de US$ 40 bilhões de 2021 será facilmente superado. 

Apesar dos períodos de flutuação de preços e baixa atividade no setor, acompanhando tendências globais, é possível perceber um aumento expressivo no número de compradores e vendedores de NFT ativos no mercado ― que passaram de 627 mil no último trimestre de 2021 para mais de 950 mil no primeiro trimestre deste ano, aponta a Chainalysis.

O número de coleções disponíveis no OpenSea, o maior marketplace para NFTs do mundo, também cresceu expressivamente, saindo de pouco menos de 500 em abril de 2021 e alcançando mais de 4 mil em abril deste ano.

Transações com NFTs na América Latina

O Web3 Report indica também que a América Latina é responsável por pouco mais de 10% de todas as transações globais com NFTs - atrás da Ásia, América do Norte e Europa Ocidental. O Brasil é o principal mercado da região para essa classe de ativos. 

Publicidade

De acordo com uma pesquisa da Statista, mais de 5 milhões de brasileiros possuem ao menos um NFT. Esse total equivale a cerca de 2,33% da população do país ― o que coloca o Brasil à frente de grandes potências da economia tokenizada como EUA, China e Alemanha. 

A maioria dos NFTs são registrados no blockchain Ethereum, no qual opera a segunda criptomoeda mais popular do mundo, atrás do Bitcoin. Para adquirir um NTF, é necessário dispor de uma carteira digital. A maioria das transações com NFTs é feita por carteiras mais jovens do que as que tradicionalmente operam em outros tipos de protocolos DeFi ― o que sugere que boa parte dos usuários de NFTs são iniciantes no mercado de criptomoedas.

“Os NFTs cresceram porque atraíram pessoas que, embora ainda não possuíssem nenhuma criptomoeda, se interessavam por arte e entretenimento. Desenvolvedores da Web3 devem seguir esse exemplo para construir novos protocolos que atendam às necessidades desse grupo”, avalia Brianna Kernan, da Chainalysis. 

Segundo ela, esse mercado tem sido impulsionado pela ascensão dos jogos em blockchain no modelo play-to-earn. Nele, o desempenho dos players é recompensado com criptoativos. Além disso, a consolidação do metaverso também tem potencializado o mercado de NFTs. 

Publicidade

O universo virtual em ascensão pela Web3

Outro segmento proeminente da Web3, o universo virtual está em ascensão. Nele, a definição de propriedade é centralizada nos NFTs - como a compra de imóveis virtuais, cujo preço cresceu 879% desde 2019 - ante a alta de 39% para imóveis físicos no mesmo período.

O mercado de NFTs deve se consolidar com a ascensão e popularização da Web3, quando as pessoas terão mais confiança em ativos digitais porque perceberão que é uma tendência segura e que veio para ficar”, afirma Kernan. “Por meio da Web3, temos a chance de construir uma economia mais aberta, conectando indivíduos e comunidades e impulsionando a descentralização das finanças”, conclui.

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações