Oferecimento

Est.31 aposta em startups para criar próximo unicórnio da América Latina

Estúdio de criação reinventa setor ao adotar modelo de negócios baseado em equity, no qual se torna sócia dos parceiros

23 jan 2025 - 06h20
Resumo
A Est.31 é um estúdio de criação inovador que investe em startups e busca mudar a forma como agências de publicidade tradicionais atendem a necessidades iniciais das empresas.
Foto: Divulgação

A Est.31 chega ao mercado para mudar a maneira como startups enxergam o trabalho criativo e ajudar a construir o próximo unicórnio da América Latina. Diferentemente das agências tradicionais, o estúdio de criação adota um modelo inovador para o mercado regional: em vez de ser apenas fornecedora, torna-se uma espécie de investidora de seus parceiros, usando equity como parte do seu modelo de negócio e remuneração. 

“A Est.31 nasceu para preencher uma lacuna significativa no mercado: startups em estágios iniciais, dinâmicas e ágeis, têm necessidades que os modelos tradicionais de agências de publicidade não conseguem atender. Com a nossa abordagem, viramos investidores dos nossos parceiros e eliminamos conflitos de interesses dos formatos tradicionais do mercado, em que parte da mídia é também parte da remuneração das agências", explica Arthur Lobão, que fundou o estúdio ao lado de Diego Franco.

Publicidade

Arthur traz em sua trajetória experiências em agências renomadas como CP+B, Galeria — onde liderou a criação para o Itaú — e FLAGCX. No entanto, foi fora das agências tradicionais que consolidou sua carreira em branding e tecnologia, liderando equipes criativas de startups como Nubank (Brasil e México), NotCo e Stone, contribuindo para a expansão global dessas marcas. 

Diego, por sua vez, é diretor de arte com passagens como líder criativo em agências como Mutato e Suno, e designer com PhD em foco em IA generativa pela PUC-SP. Ele liderou a direção criativa do ecossistema de startups do Santander no Brasil e trabalhou com marcas renomadas como Samsung, Mastercard e Claro.

“Depois de anos liderando marcas dentro de startups e de agências, percebemos que a relação tradicional entre agência e cliente estava ultrapassada e precisava de uma mudança fundamental. Foi assim que nasceu a Est.31”, explica Lobão. 

Ao compartilhar riscos e recompensas, o estúdio se posiciona como um verdadeiro investidor estratégico, com a mentalidade de dono, dedicando-se com a mesma intensidade que os fundadores das startups parceiras, ampliando seu impacto, que vai além de uma agência preocupada apenas em entregar o escopo contratado. “Por que as pessoas responsáveis por construir a base da sua empresa – como uma agência de branding – deveriam estar menos comprometidas com seu sucesso do que os seus funcionários?”, provoca Diego Franco, cofundador e diretor criativo.

Publicidade

Com um portfólio que inclui marcas renomadas como Nubank México, Hotmart, Alice, Warren e Justos, a Est.31 combina expertise em branding, design, campanhas publicitárias e earned-media stunts para ajudar startups do estágio pre-seed até o IPO.

Com o modelo de venture creativity, a Est.31 não só investe sua criatividade, mas também em sua reputação. “Enquanto uma companhia de venture capital vê o branding como um meio para um fim, para nós, ele é central. Além de investir nossa criatividade, colocamos nossa reputação em jogo, o que nos dá liberdade e responsabilidade para criar marcas fortes e escaláveis”, complementa Franco.

A abordagem adotada pela Est.31 ainda é pouco explorada na América Latina, mas carrega um enorme potencial. “Nosso objetivo é consolidar o formato de Venture Creativity, construindo a marca do próximo unicórnio da LatAm em cinco anos. Ao alcançar isso, transformaremos como startups percebem a criatividade e como criativos enxergam seu próprio valor”, conclui Lobão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações