Oferecimento

Estas são as 5 empresas que mais causam poluição de plástico

24% da poluição por plástico rastreável está ligada a apenas 5 corporações

8 mai 2024 - 06h45
Resumo
Um estudo descobriu que quase um quarto da poluição plástica decorre de cinco grandes corporações, sendo Coca-Cola e PepsiCo responsáveis por 11% e 5%, respectivamente.
Estas são as 5 empresas que mais causam poluição de plástico
Video Player

Um novo estudo descobriu que, de toda a poluição por resíduos plásticos que pode ser rastreada até o produtor, quase um quarto pode ser atribuído a apenas cinco grandes corporações.

Uma equipe internacional de pesquisadores analisou cerca de 1,87 milhão de itens de lixo plástico ambiental registrados entre 2018 e 2022, descobrindo que mais da metade dos itens não podiam ser conectados a uma empresa específica.

Publicidade

Do restante, 24% puderam ser rastreados até cinco empresas. As fabricantes de refrigerantes Coca-Cola e PepsiCo foram responsáveis por 11% e 5%, respectivamente. Em seguida, vieram as gigantes multinacionais de alimentos e bebidas Nestlé e Danone, e a Altria, uma das maiores produtoras de produtos relacionados ao tabaco do mundo.

Os pesquisadores afirmam que a responsabilização é essencial para enfrentar o problema crescente da poluição por plástico, mas também sugerem que ações positivas de apenas algumas grandes multinacionais poderiam ter uma diferença significativa.

"A eliminação gradual de produtos plásticos de uso único e curta vida pelos maiores poluidores reduziria muito a poluição global por plástico", escreveram os pesquisadores em seu artigo publicado.

Dos itens plásticos de marca analisados no estudo, mais da metade deles vieram de apenas 56 empresas, e, de modo geral, quanto mais plástico uma empresa produzia, mais resíduos ela contribuía.

Os pesquisadores sugerem que as empresas de alimentos e bebidas, em particular – devido à dependência de plástico descartável em seus produtos – deveriam ser incentivadas a fazer mais para reduzir a quantidade de resíduos plásticos que contribuem.

Publicidade

Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se