Seu Consultor Responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, envolvendo dividendos.
"Tenho 30 anos de idade e estou montando uma carteira previdenciária de renda variável. Devo comprar somente ações que pagam dividendos ou posso tomar mais risco?"
Seu Consultor Responde
Caro leitor,
Eu diria que não necessariamente. Ou seja, você não precisa ter uma carteira focada apenas em dividendos. Você ainda tem 30 anos, e considerando uma idade média de aposentadoria de 65 anos no Brasil, ainda há bastante tempo para compor esse patrimônio.
Então você consegue diversificar essa carteira. Na Bolsa de valores, há diversos tipos de empresas em diversos estágios. Há empresas que estão em um estágio mais maturado e vão pagar mais dividendos, mas não terão um crescimento muito grande, por exemplo. Existem também empresas de valorização, que têm uma capacidade maior de crescimento, mas, ao mesmo tempo, uma incerteza também mais elevada.
Fazendo uma boa análise e tendo uma boa estruturação de portfólio, você consegue diversificar essa carteira para que ela preste o papel de previdenciária sem, necessariamente, comprar apenas empresas pagadoras de dividendos.
Sem contar que nem toda empresa que, hoje, é mais focada em valorização, será assim para sempre. Daqui a 10 ou 15 anos ela pode chegar a um estágio de maturação no qual faça mais sentido o pagamento de dividendos. Então são muitas variáveis.
Você pode comprar empresas que pagam; que não pagam mas que vão te entregar uma valorização maior ao longo do tempo; small caps e até fundos imobiliários e ações do exterior, por exemplo.
- Guilherme Cavalcanti, consultor na Suno Consultoria.
Se identificou com a pergunta sobre dividendos e ficou interessado? Quer conhecer mais sobre a Suno Consultoria? Então para entrar em contato com nossos consultores.