Um exemplar raro da primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal, romance de estreia de J.K. Rowling, lançado em 1997, foi vendido por 36 mil libras (R$ 275 mil na cotação atual) em leilão realizado em Lichfield, no Reino Unido, na quarta-feira, 27. De acordo com a Hansons Auctioneers, o livro é uma das 500 cópias de capa dura impressas durante a primeira tiragem em 1997.
-
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A obra foi comprada há 30 anos por apenas 10 libras (R$ 76) pela inglesa Christine McCulloch, como um presente para o seu filho, Adam. "Entramos [na livraria] e compramos por £10. Adam realmente adorou o livro e começou a ter esse tipo de fascínio, como acontece com tantas crianças em todo o mundo", disse Christine à BBC.
A família McCulloch só soube do valor potencial do livro durante a pandemia de Covid-19, em 2020, após ver reportagens sobre as primeiras edições.
O livro, que estava guardado em um armário embaixo das escadas na casa da família, foi avaliado por especialistas. Apesar de apresentar "algumas manchas de chá", o exemplar estava em boas condições.
"De certa forma, acho que ter um pouco de história em torno [do exemplar], algumas manchas de chá ali e um canto dobrado aqui, onde alguém gostou de ler, aumenta a magia [do enredo]", disse o filho de McCulloch, Adam, à rede.