No Brasil, o mês de novembro virou tradição e é uma oportunidade para acumular pontos e milhas nos programas de fidelidade. Rodrigo Góes explica como você pode aproveitar o período para se beneficiar ainda mais.
Se há alguns anos o termo Black Friday ainda era pouco conhecido e causava estranheza aos brasileiros, esse cenário mudou. A tradição americana foi abraçada pelo varejo no Brasil, principalmente com ofertas no universo online e que duram novembro inteiro, não apenas na última sexta-feira do mês. E se tem dinheiro sendo gasto, também há oportunidade de juntar pontos e milhas nos programas de fidelidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Rodrigo Góes, dono do curso Fábrica de Milhas, explica ao Terra como as compras na Black Friday podem ser usadas para o acúmulo do benefício.
Ele, que é formado em Engenharia Mecânica e trabalhava embarcado em uma plataforma de petróleo, pediu demissão em 2020 para se dedicar ao ensino dos segredos do mundo das milhas. De uma de suas alunas, ganhou o apelido de Mago das Milhas, apelido que ficou. E, atualmente, seu perfil conta com mais de 1,1 milhão de seguidores interessados em aprender sobre o tema.
“Quando minha filha nasceu, em julho eu estava de férias, voltei, o regime de embarque mudou completamente, eu passei a ficar 28 dias longe de casa e foi uma vez só. Quando eu desembarquei, eu já falei para mim mesmo que seria o meu último embarque, e assim foi. Desde então, o meu foco é 100% no meu negócio, nos meus alunos, transformando a vida da galera”, conta.
Antes das dicas focadas na Black Friday, é preciso esclarecer alguns pontos:
Qual a diferença entre pontos e milhas?
“Pontos é tudo aquilo que a gente acumula nos programas de banco, e milhas é tudo aquilo que a gente acumula dentro dos programas de companhias aéreas. Para você transformar pontos em milhas, basta você entrar no site do programa de fidelidade de banco que você tem, escolher qual o programa de fidelidade de companhia aérea que você quer transferir”, resume Góes.
Em geral, cada banco possui o seu programa de acúmulo de pontos, que podem ser usados também para trocas de produtos ou descontos em marcas parceiras. Já as milhas são vinculadas aos programas das companhias aéreas, como Smiles, Latam Pass e Fidelidade Azul.
Com tantas opções de programas de milhas, Rodrigo Góes dá algumas sugestões para fazer a escolha de qual se cadastrar:
“Identifica primeiro o seu objetivo. Se é vender essas milhas e fazer dinheiro ou se é viajar. Se for fazer dinheiro, o ideal é pegar o programa de fidelidade que o valor do lote de mil milhas, que a gente chama de milheiro, é o que está valendo mais. Nesse caso, atualmente é o da Latam.”
“Se for para viajar, qual é o destino que eu quero ir? Ou se eu não tenho um destino específico para ir, na cidade que eu moro, o aeroporto próximo da cidade que eu moro, qual é a companhia aérea que mais opera lá? E aí você pode focar nessa companhia aérea.”
Ele dá algumas cidades como exemplo para que o consumidor possa se nortear. Em Campinas, no interior de São Paulo, a maioria dos voos, segundo Góes, são da Azul. Já Salvador, onde o especialista em milhas mora, ele percebe que os voos costumam ser mais operados pela Gol ou Latam.
Góes explica que essas dicas são para iniciantes neste mundo de acúmulo de milhas. Aqueles com mais experiência precisam se debruçar em outros temas, como estratégia de companhia aérea parceira, quebra de trecho, etc.
Como acumular milhas?
Um dos grandes mitos que circulam é que o acúmulo de milhas está vinculado apenas aos cartões de crédito. Rodrigo Góes explica que qualquer um pode acumular o benefício, mas os cartões, de fato, podem alavancar a estratégia.
Isso porque, atualmente, existem os programas de fidelidade que não estão vinculados a nenhum cartão. Ele dá como exemplo o programa da Livelo, que faz parceria com marcas de varejo mesmo que a compra não tenha sido feita em um cartão de crédito, dando x pontos a cada real gasto.
Porém, aqueles que são cadastrados aos programas de fidelidade mais aos programas de pontos dos cartões de crédito ganham ainda mais pontos e, consequentemente, milhas.
E por que a Black Friday é uma oportunidade de acumular mais milhas?
Góes mantém com seus alunos um grupo de acompanhamento de promoções que aumentam o acúmulo de milhas. Elas surgem o ano todo, mas durante a Black Friday a incidência é maior.
Ele explica que todos os dias qualquer pessoa pode trocar seus pontos por milhas ou fazer compras e acumular pontos. Porém, essas promoções tendem a aumentar o número de pontos ou milhas geradas por real gasto.
Em novembro, se tornam comuns as chamadas “transferências bonificadas”. “O que é isso? Ela te dá um percentual a mais de bônus quando você faz a transferência. Então, por exemplo, a Smiles teve recentemente uma promoção de 100% de bônus. Se eu transferir fora da promoção, 30 mil pontos vão virar 30 mil milhas. Se eu transfiro dentro dessa janela de promoção de 100%, 30 mil pontos vão virar 60 mil milhas”, explica Góes.
Rodrigo acrescenta que não existe valor mínimo para começar a acumular milhas. Em uma dessas promoções de programas de companhias aéreas, um de seus alunos comprou uma passagem de Curitiba para São Paulo por 1.600 milhas da Latam. Segundo ele, o valor equivale a cerca de R$ 40 gastos.
“O que eu sempre falo: são os seus gastos do dia a dia sendo transformados numa fábrica de milhas", resume Rodrigo Góes.