As fabricantes americanas de jeans estão buscando mudar as calças jeans femininas, porque as mulheres estão trocando os tradicionais jeans por leggings e calças de ioga. Empresas como Levi Strauss e a VF Corporation, dona das marcas Lee, Wrangler e 7 For All Mankind, estão lutando para adicionar mais stretch em seus tecidos, segundo reportou o Huffington Post.
As vendas de jeans nos Estados Unidos caíram 6% desde o ano passado, de acordo com dados da firma de análises NPD Group, e as calças femininas ainda tiveram uma queda maior, de 7%.
A Levi Strauss, por exemplo, lançou uma coleção de jeans que usa a tecnologia “Liquid Shaping”, ou “modelagem líquida”, em tradução livre. Trata-se de um revestimento flexível aplicado dentro das calças, que supostamente limita a elasticidade do tecido em algumas áreas para deixar as coxas da mulher mais magras e vestir de forma mais confortável.
Já a Lee lançou um trio de jeans flexíveis para mulheres: as linhas Heavenly Touch, Curvy Fit e Easy Fit usam um tecido mais macio, mas que ainda se parece com um jeans regular.
O movimento que se distancia do jeans é chamado pela indústria de “athleisure”, uma mistura das palavras “atlético” e “lazer” em inglês, que quer dar a ideia de roupas flexíveis para usar fora da academia.
Lojas como Gap e Old Navy também estão buscando esse conceito, enquanto tradicionais marcas esportivas, como Adidas e Nike, querem inovar em tecido e design para não perder seus clientes para companhias de outras áreas da indústria.
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