A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda melhorou a projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2024. A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano foi revisada de 2,5% para 3,2%, mostra documento divulgado nesta sexta-feira, 13.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O crescimento de 3,2% estimado considera altas de 3,4% na indústria e de 3,3% em serviços, com retração de 1,9% na agropecuária. Em julho, a estimativa de alta do PIB em 2,5% considerava crescimentos de 2,6% na indústria e de 2,8% em serviços, com queda de 2,5% na agropecuária.
O documento da SPE também mostra que a previsão para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou de 3,90% para 4,25% em 2024.
Para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a projeção avançou de 3,65% para 4,10%. No caso do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), a alta esperada passou a ser de 3,80%, ante 3,60% no Boletim de julho.
"Essa estimativa já leva em consideração os impactos do câmbio mais depreciado nos preços; o cenário de bandeira amarela para as tarifas de energia elétrica no final do ano; e o reajuste no piso mínimo para os preços de cigarro", disse a SPE.