Oferecimento

Fazenda revisa projeção para crescimento do PIB de 2,5% para 3,2% em 2024

Dados do Boletim Macrofiscal também apontam uma piora na visão do governo para a inflação

13 set 2024 - 14h31
(atualizado às 18h56)
Boletim Macrofiscal foi divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.
Boletim Macrofiscal foi divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.
Foto: ANDRÉ DUSEK / ESTADÃO / Estadão

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda melhorou a projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2024. A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano foi revisada de 2,5% para 3,2%, mostra documento divulgado nesta sexta-feira, 13.

O crescimento de 3,2% estimado considera altas de 3,4% na indústria e de 3,3% em serviços, com retração de 1,9% na agropecuária. Em julho, a estimativa de alta do PIB em 2,5% considerava crescimentos de 2,6% na indústria e de 2,8% em serviços, com queda de 2,5% na agropecuária.

Publicidade

O documento da SPE também mostra que a previsão para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou de 3,90% para 4,25% em 2024.

Para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a projeção avançou de 3,65% para 4,10%. No caso do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), a alta esperada passou a ser de 3,80%, ante 3,60% no Boletim de julho.

"Essa estimativa já leva em consideração os impactos do câmbio mais depreciado nos preços; o cenário de bandeira amarela para as tarifas de energia elétrica no final do ano; e o reajuste no piso mínimo para os preços de cigarro", disse a SPE.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações