O Federal Reserve continuará agindo "conforme apropriado" para sustentar a expansão econômica dos Estados Unidos, agora em seu 11º ano, disse o chairman Jerome Powell nesta sexta-feira em Zurique, repetindo promessa que os mercados financeiros enxergam como a sinalização de uma redução adicional na taxa de juros.
"Nossa obrigação é usar nossas ferramentas para apoiar a economia, e é isso que continuaremos a fazer", disse Powell na Universidade de Zurique. É provável que os EUA e a economia mundial não entrem em recessão, disse ele, mas ambos enfrentam riscos e "ventos cruzados", inclusive devido à incerteza comercial.
O Fed cortou os juros em 0,25 ponto percentual em julho, no que Powell caracterizou como um seguro contra uma desaceleração em meio à crescente incerteza das políticas comerciais e a uma desaceleração global.
Desde então, a incerteza comercial aumentou ainda mais, com China e EUA impondo tarifas sobre as importações uns dos outros no início desta semana, mas prometendo negociações de alto nível no começo de outubro.