Chegamos à metade do mês de julho e as férias escolares estão em pleno vigor. Com a flexibilização das medidas preventivas ao Covid-19 em São Paulo, parques, museus, teatros e diversas opções de passeios interativos e acessíveis a toda a população já foram reabertos.
A grande jogada é escolher opções localizadas próximas às estações de metrô da capital paulista. Além de ser uma opção mais econômica, facilita a mobilidade pela cidade. E a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa hora.
Com ajuda do aplicativo de mobilidade urbana Quicko, por exemplo, é possível obter informações sobre as melhores alternativas de deslocamento, favorecendo a combinação de maneiras de locomoção como metrô, ônibus, bicicleta e até mesmo caminhadas. Além disso, o app também oferece informações em tempo real sobre mudanças na sua rota ou problemas em linhas de ônibus, trens e metrôs.
Confira então algumas opções próximas a metrôs para aproveitar um pouco mais essas férias escolares.
Catavento Cultural
Museu interativo que tem como objetivo promover o conhecimento sobre a ciência. Rico em objetivos científicos e em ambientes de aprendizagem interativos, é uma opção de passeio para despertar a curiosidade e a vontade de aprender.
Estação de metrô: D. Pedro II (linha vermelha).
Aquário de São Paulo
Foi o primeiro aquário temático da América Latina. Por lá, é possível encontrar ursos polares, cangurus, jacarés, tubarões e muitos outros bichos. Para quem se interessa por animais pré-históricos, ainda existe o Vale dos Dinossauros, repleto de réplicas.
Estação de metrô: Santos-Imigrantes (linha verde).
Parque do Ibirapuera
Um dos símbolos da cidade, o Parque do Ibirapuera disponibiliza uma área verde de 1.584.000m² e é considerado um dos maiores circuitos culturais do mundo, com museus e auditórios de Oscar Niemeyer, patrimônios tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Estação de metrô: AACD-Servidor (linha lilás).
Instituto Butantan
Ele é o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. Eles contam com quatro museus: Biológico, que oferece uma exposição zoológica viva permanente com serpentes, aranhas e escorpiões; de Microbiologia, que estimula a curiosidade científica nos jovens; Histórico, que preserva e divulga a história do Instituto Butantan e o Emílio Ribas, especializado na história da saúde pública.
Estação de metrô: Butantã (linha amarela).