O FGTS digital é um novo sistema que surgiu com o intuito de simplificar o cumprimento das obrigações do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. De acordo com Flavia Correa, analista da folha de pagamento na Employer Recursos Humanos, a nova atualização promove integração mais seguras entre os sistemas do eSocial e FGTS Digital, evitando divergências de informações dentro do processo.
Em vigor em 1° de março de 2024, entre as propostas do FGTS digital, o sistema pretende disponibilizar um acesso mais fácil e melhor gerenciamento das informações.
“Com essa proposta, existirá um reflexo imediato dentro do site do FGTS digital. Com certeza é uma vantagem”, diz Flavia.
“Essa atualização não busca somente simplificar o cumprimento dos prazos, mas garante uma precisão dos valores devidos ao trabalhador. Ainda, uma melhoria nos serviços destinados aos empregadores e trabalhadores, fornecendo uma rapidez e oferecendo muitas vantagens”, completa.
Como funcionarão os pagamentos
Especialista em legislação, rotinas e cálculos trabalhistas, Flavia explica como funcionarão os pagamentos a partir da nova atualização.
“Uma grande novidade será o pagamento do FGTS via Pix com QR-Code ou copiando e colando o código. Essa mudança trará uma vantagem enorme, a comprovação do pagamento será em tempo real, otimizando tempo”, diz ela.
A analista explica que com essa modalidade de pagamento, não existirá custos para os empregadores e não haverá limite de guias pagas, mas que em casos de atrasos, existirá juros.
Além disso, a modalidade proporciona flexibilidade no pagamento, podendo ser realizado em qualquer dia e horário, além dos prazo que passa do dia 7 para o dia 20 para as guias mensais.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.