O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 3,1% na média do trimestre encerrado em abril frente ao mesmo período do ano anterior, ao passar para 119,4 pontos, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). No resultado anterior, referente ao período de três meses findos em março, houve queda de 2,1%.
"O resultado geral da pesquisa sinaliza desaceleração do ritmo de atividade econômica do setor na virada entre o primeiro e o segundo trimestres de 2014", destacou a FGV.
O Índice de Situação Atual (ISA-COM) mostrou queda de 7,0% no período de três meses até abril ante o mesmo período do ano anterior, para 91,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,4%, para 147,2 pontos.
O setor de Varejo Restrito, por sua vez, teve baixa de 0,6% no trimestre concluído em abril na comparação com o mesmo período do ano passado. No Varejo Ampliado, que inclui também veículos, motos e peças e material para construção, a confiança recuou 2,8%, enquanto no Atacado houve queda de 3,3% no trimestre até abril.