Oferecimento

Fim de ano pode virar pegadinha para o caixa das empresas

Quatro situações comuns podem desequilibrar o fluxo de caixa

27 nov 2022 - 01h00
Foto: Adobe Stock

Fim de ano é uma das épocas mais esperadas por muitas empresas. Sejam indústrias, comércio ou serviços, a expectativa pelo aumento das vendas é geral. Neste ano, três das principais datas do varejo estão concentradas em um intervalo de pouco mais de 30 dias: Black Friday, Copa do Mundo e festas de fim de ano.

Mas, o otimismo do período não deve tirar o foco da operação financeira da empresa. Mesmo com as vendas em alta, as despesas adicionais do período não podem ser deixadas de lado. 

Publicidade

“O fim de ano é marcado por despesas extras, a começar pela folha de pagamento, que dobra com o pagamento do 13º salário dos funcionários. E não para por aí: investimentos em estoques, contratação de temporários ou quitação de tributos também são comuns nessa época”, lembra Rodrigo Moreira, CPO do Banco BS2.

Não perca as despesas de vista

Mesmo em um período com mais receitas, não se deve perder de vista as despesas, com especial atenção ao fluxo de caixa. 

“É comum as empresas, mesmo as maiores, olharem só para o momento e não se atentarem a fatores que podem comprometer o fluxo de caixa e o desempenho do negócio”, lembra o executivo do BS2.

Confira quatro situações que podem comprometer a saúde financeira da empresa nessa época:

Publicidade

1. Pagamento da folha

Final de ano a folha de pagamento pode mais que dobrar com o pagamento de 13º salário, horas extras e bônus por resultados alcançados. Importante ficar atento e já prever o valor adicional de forma antecipada. 

Se não for possível compor um caixa para o período, pesquise linhas de crédito disponíveis no mercado, compare taxas e condições: a ideia é usar o crédito a favor e para o crescimento da empresa, não para pagar dívidas já atrasadas.

2. Aumento de estoque

Aqui a conta é simples. Para aumentar as vendas a empresa precisa produzir mais ou comprar mais produtos para preparar o estoque. Com tantas datas promissoras se aproximando, o período que antecede as vendas exige grandes gastos para estocagem de mercadorias. 

Atenção especial para não gastar mais do que tem em caixa, mesmo projetando vendas maiores ― afinal, os juros podem acabar com a margem de lucro. Neste caso, o crédito também funciona como capital para compra dos produtos com taxas mais baixas do que multas de fornecedores.

Publicidade

3. Pagamento à vista e recebimento a prazo

Em certas empresas, pagar à vista (por matéria-prima ou produtos de estoque) e vender para receber a prazo é um caminho inevitável. Esse descasamento de saída e entrada de dinheiro pode impactar significativamente a rotina financeira. 

Nesses casos, uma opção é recorrer para soluções de crédito disponíveis para a antecipação de recebíveis que, como o nome diz, consiste em receber antecipadamente um pagamento já programado. 

Outra alternativa é se valer das linhas de supply chain financing, ligadas ao ciclo operacional da empresa, e em geral, com custo mais atrativo.

4. Contratação de mão de obra temporária

Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontam que somente o setor varejista deverá gerar 109,4 mil vagas temporárias nesse fim de ano. O número é maior que as 97 mil vagas geradas em 2021. 

Empresas que contratam temporários devem programar esse incremento na folha de pagamento, assim como eventuais despesas envolvidas no trabalho dos temporários, como vale-refeição, transporte e seguros.

Publicidade

Atenção ao controle de despesas

“Independentemente da situação vivida pela empresa, a dica é a atenção ao controle das despesas e, se perceber uma situação que pode comprometer a saúde financeira, buscar uma solução de crédito que melhor atenda cada necessidade, considerando sempre as melhores taxas, prazos e condições de pagamento. Gerenciar o caixa com sabedoria costuma ser uma receita infalível para a boa saúde financeira dos negócios”, finaliza o executivo.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão. Conheça nossas soluções e entre em contato.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se