O Brasil tem mais de 72 milhões de pessoas endividadas, de acordo com o Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa divulgado na terça-feira, 24. Em relação à inadimplência, dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que o percentual de famílias com dívidas em atraso em agosto foi de 28,8%.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As projeções da CNC indicam que o endividamento deve subir no último trimestre deste ano, acompanhado também de um aumento gradativo da inadimplência, que poderá atingir 29,5% até dezembro. Nas modalidades, o cartão de crédito lidera, com 85,7% de participação entre os devedores. Na hora do aperto algumas pessoas usam o limite de outro cartão para quitar o crédito já em aberto. Mas, afinal, será que a prática é eficiente ou prejudicial?
Maelly Rausch, coordenadora de contas a receber da Card, diz que muitas pessoas recorrem à prática para ter um tempo maior para conseguir o dinheiro que precisam para pagar suas dívidas. Embora a prática gere um alívio, já que a pendência é refinanciada por meio de outro cartão, é preciso ter atenção com os juros. Dependendo do valor em débito, os juros podem dobrar e a dívida pode ficar ainda mais difícil de ser paga.
"Estude o contrato do seu cartão e veja as porcentagens de juros e calcule até quanto mais além da dívida original você consegue pagar sem prejudicar ainda mais as suas finanças. Existe a possibilidade de tudo virar uma grande bola de neve e ao longo dos meses a pessoa devedora pode ter que pagar dívidas mensais e de outros meses somadas com os juros do cartão", alerta Maelly Rausch.
É importante observar que nem todos os bancos permitem o pagamento de uma dívida com outro cartão. Assim, é importante se informar na agência antes.
De modo geral, usar esse serviço só vale a pena se for para uma situação muito emergencial e pontual. Isso porque, segundo apontam especialistas, o risco de se tornar uma rotina e começar um processo de endividamento é muito grande. Ou seja, quem paga um cartão com outro de forma frequente pode, no longo prazo, entrar em uma espiral de dívidas.
"Não é recomendado que o consumidor use um cartão de crédito para pagar outro. Como os cartões de crédito possuem as maiores taxas de juros do País, se o consumidor atrasa o pagamento de uma fatura, isso pode gerar uma bola de neve que o impede, inclusive, de pagar outras contas, o que inevitavelmente leva à inadimplência, à negativação do nome na Serasa", aconselha Thiago Ramos, coordenador da Serasa.
Como pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão?
Quem precisar pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão, o passo a passo é simples. É preciso copiar a numeração do código de barras da fatura ou baixá-la para um dispositivo em que seja possível realizar a leitura pela câmera. Em seguida, é necessário acessar o aplicativo da instituição em que utilizará o cartão de crédito para efetuar o pagamento.
No aplicativo do banco, busque pela opção 'Pague contas' ou 'Pagamento de contas'. Depois, basta selecionar se deseja pagar a fatura à vista ou se prefere parcelar, verificar as taxas aplicadas (variam em cada instituição) e confirmar a operação.