Os serviços de streaming de filmes, séries, músicas, podcast, acompanhados dos aplicativos de jogos e cursos online, estão em alta na preferência dos brasileiros que possuem um smartphone e têm registrado crescimento em todas as edições da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil.
Em 12 meses subiu de 56% para 66% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam um serviço de streaming de filmes e séries, enquanto que mais de um terço, 38%, escutam podcast no aparelho. A mesma proporção, 38%, possuem um serviço de streaming de música pago. Outros 46% afirmam que já fizeram um curso online no aparelho.
Aqui chama a atenção o aplicativo Hotmart Sparkle, citado por 19% desse grupo, 10 pontos percentuais à frente do Duolingo 9%, reforçando a força do smartphone como uma grande aliado da educação, principalmente nos últimos dois anos de pandemia.
Com arrefecimento da pandemia, por sua vez, os aplicativos de games perderam força, caindo de 63% de 2020 para 59% no ano passado e agora com 52% a proporção de brasileiros que jogam no smartphone.
Em três anos de pesquisa vários serviços vêm apresentando crescimento contínuo. É o caso do streaming de vídeo pago: a proporção de brasileiros com smartphone que assinam um serviço desses passou de 38% em abril de 2019 para 51% em maio de 2020, 56% em maio de 2021 e agora 55% em maio de 2022.
O mesmo comportamento é registrado no streaming pago de música: 20% em 2019, 28% em 2020, 33% no ano passado e agora com 38%. Esta é primeira vez que a pesquisa mediu o hábito dos brasileiros de escutar podcasts: 38% dos entrevistados afirmam que ouvem este tipo de conteúdo em seus smartphones.
A proporção de brasileiros com smartphone que já leram um livro no aparelho permaneceu estável após 12 meses: 46%. Entre aqueles que assinam jornais ou revistas para leitura no smartphone, a proporção oscilou positivamente dentro da margem de erro, de 9% para 10%.
Videochamadas: ainda sem variações
Após o boom decorrente da pandemia, não houve variações relevantes de um ano para cá no uso do smartphone para videochamadas e na disputa entre os apps deste segmento. 92% dos brasileiros com smartphone já usaram o aparelho para realizar uma videochamada e os apps mais populares para essa finalidade são WhatsApp, Google Meet e Zoom.
A liderança não sofreu alteração, como acontece nas pesquisas anteriores, com o WhatsApp na homescreen de 55% dos usuários de smartphone. O destaque ficou com Telegram, que vem escalando posições no ranking, subindo da 10ª posição em junho de 2021 (com 9%) para a 7ª em dezembro do ano passado (11%) e agora na 4ª posição, com 13%.
Também chamou a atenção o Instagram, que bateu seu recorde histórico e alcançou presença na tela inicial de quase a metade dos smartphones brasileiros, 46%.
De graça, mesmo com publicidade, eu topo. Este é o jeito preferido de acessar aplicativos móveis, segundo 44% dos brasileiros que possuem smartphone. A publicidade vem se fortalecendo como uma alternativa aos serviços e apps pagos.
Não quero comprar aplicativo nenhum
O smartphone e seus aplicativos móveis fazem parte da rotina diária dos brasileiros, mas poucos estão dispostos a pagar pelo download - apenas 21% já o fizeram. Os pouco mais de dois terços dos usuários, 67%, que nunca compraram um aplicativo justificam o comportamento com uma resposta simples e direta: nunca viram necessidade para fazê-lo.
Apenas 20% dos brasileiros com smartphone aceitam pagar por um app, mesmo com a garantia de que não haverá publicidade nem coleta de seus dados pessoais. Somente 10% preferem acessar de graça em troca de seus dados pessoais.
Dois aplicativos desenvolvidos pelo governo federal registraram pela primeira vez presença na tela inicial de mais de 2% dos smartphones brasileiros e, com isso, fizeram a sua estreia no radar de popularidade de apps Mobile Time/Opinion Box.
São eles: Gov.br, app de autenticação digital do cidadão a serviços públicos; e a Carteira Digital de Trânsito, app com a versão digital da CNH e com dados sobre veículos e infrações de trânsito em nome do motorista. Outro app que apareceu pela primeira vez no radar é a loja de roupas e acessórios de moda Shein.
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