Em um cenário marcado pela busca por independência e inovação, a geração Z é a protagonista de uma revolução no mundo dos negócios. Jovens estão desbravando, mais do que nunca, o caminho do empreendedorismo, redefinindo padrões e moldando um futuro onde a autenticidade e a ousadia se entrelaçam.
Atraídos pela liberdade criativa e impulsionados pela conectividade digital, membros da geração Z estão rompendo com as tradições, escolhendo trilhar rotas empreendedoras desde cedo.
João Vitor Brunetto, 21 anos, franqueado da ATW em Bragança Paulista-SP, traz um ensinamento valioso que aprendeu na prática: "Sou empreendedor nato e o meu conselho é o mesmo da filosofia que sigo: quando fazemos o que gostamos, é questão de tempo para o sucesso chegar".
Já Mylena Cunha Oliveira, 22 anos, atesta: "Comecei a trabalhar na Sonhagro como funcionária. Minha experiência com o setor rural começou no ensino médio, quando fiz um curso integrado à agropecuária. Como não tinha tempo para trabalhar, fiz monitoria na própria escola, ajudando alunos com necessidades especiais nas disciplinas. Depois de me formar, fui contratada pela Sonhagro, onde gradualmente adquiri conhecimento, experiência e me desenvolvi profissionalmente. Com o apoio da Sonhagro, consegui crescer e me sentir confiante para trabalhar na área, até decidir abrir minha própria franquia. A dica mais importante que deixo para todos os jovens é que não desistam dos seus sonhos, que lutem por eles todos os dias, mesmo que enfrentem medo e desafios, porque cada momento investido valerá a pena no final”.
Empreendendo no meio da pandemia
A jovem empreendedora Giovanna Ozorio, franqueada da Unhas Cariocas, iniciou sua jornada em 2020, em meio à pandemia, quando entrou para trabalhar no setor interno de marketing da franqueadora.
“Eu tinha 18 anos na época. Quando completei 20, estava liderando a equipe. Como sempre desejei empreender, enxerguei o universo de franquias como um primeiro passo para mim, uma opção de aprender a empreender, com menos riscos de colocar tudo a perder, por conta da pouca experiência. No final de 2022 decidi apostar todas as minhas fichas e buscar por um empréstimo para poder adquirir a minha unidade e em fevereiro de 2023 assumi o comando da loja, na cidade de Osasco”, conta ela.
Para Milena Jaqueline da Silva, 25 anos, franqueada de Osasco-SP do Instituto Gourmet, a paixão pelo contato com o público moldou sua trajetória.
“Em 2019, ao ingressar no Instituto Gourmet como auxiliar administrativo, vi a oportunidade de impactar vidas positivamente. Para jovens empreendedores, destaco que o sucesso não é instantâneo; exige tempo, reinvestimento e perseverança. Enfrentamos obstáculos, mas acredite no potencial transformador do negócio. Hoje, à frente da minha unidade, adoto estratégias de recuperação, reconquistando alunos e fortalecendo a comunidade acadêmica. Na prática, aconselho a abraçar as responsabilidades, encarar desafios de frente e investir no seu projeto e no que é seu. Apesar das incertezas, não permita que dúvidas alheias o detenham. Não desista do seu sonho, enfrente os medos e siga em frente, pois nada é impossível. Seja corajoso, aprenda com os desafios e construa o caminho do seu sucesso”, diz ela.
A visão do empreendedor
Na visão do empreendedor Fábio Farias, CEO e fundador da Love Gifts, rede de franquias de presentes e decorações criativas, trabalhar com a Geração Z só trouxe vantagens.
“Como líder da franquia, tenho uma equipe composta por 90% de jovens entre 18 e 25 anos, que ocupam diversos cargos, como financeiro, gerente de marketing, social media, expansão, suporte, entre outros. Esses jovens têm uma energia inspiradora, são ágeis em se adaptar, possuem uma criatividade muito evidente e desempenham suas funções com excelência. A paixão e a vontade dessa geração em crescer e sempre dar o seu máximo é o que faz a diferença, e eu tenho a sorte e o prazer de trabalhar lado a lado com eles”, conta ele.
Ao abraçar o empreendedorismo, a Geração Z não apenas quebra barreiras, mas constrói pontes para um futuro onde a originalidade e a ousadia são a bússola para o sucesso. Este é apenas o início de uma jornada extraordinária liderada por esses jovens visionários.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.