De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de empreendedorismo, ficando atrás apenas da Índia. Nesse contexto, o franchising desponta como um modelo de negócio amplamente adotado pelos empreendedores brasileiros.
Recentemente, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre de 2023, revelando um crescimento significativo de 17,2% no faturamento nominal do mercado de franquias entre janeiro e março, em comparação com o mesmo período de 2022.
A entidade também informou que o setor de franquias registrou um faturamento de R$ 211,4 bilhões no ano passado.
Ao dar os primeiros passos no empreendedorismo, a escolha da categoria de franquia na qual se investirá se torna um desafio. É fundamental realizar uma análise consciente e precisa da franquia em questão, levando em consideração o investimento de tempo, dedicação e capital.
É preciso buscar não apenas o retorno financeiro, mas também a satisfação profissional. Além disso, é necessário avaliar os indicadores de retorno do investimento, desenvolvendo um plano de negócios sólido.
Conheça abaixo diferentes franquias para cada perfil e capital com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano:
Cuidare Brasil
Fundada em Natal (RN) no ano de 2014, pelo casal de empreendedores, Izabelly e Etevaldo Miranda, é uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país. Com um rápido crescimento, a empresa está presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, contando com 70 unidades em operação, sendo 2 próprias.
Os franqueados têm a responsabilidade de selecionar, treinar, coordenar e supervisionar a equipe de cuidadores, composta por profissionais especializados com formação técnica em enfermagem. Além disso, eles também atuam na venda dos serviços e são o elo entre os clientes e os profissionais.
A rede utiliza o Portal Cuidare para gerenciar eficientemente as unidades, promovendo maior engajamento dos cuidadores e facilitando a prestação de contas aos clientes, com registro das informações relevantes sobre a evolução de cada assistido.
O faturamento médio mensal de uma unidade inferior a 12 meses, varia entre R$ 60 mil a R$ 180 mil. Enquanto as unidades acima de 24 meses têm média de receita entre R$ 200 mil a R$ 420 mil mês, ou seja, média entre R$ 2,5 milhões a R$ 4,8 milhões ao ano.
- Investimento inicial: de R$ 35 mil a R$ 50 mil (dependendo do tamanho da cidade) – estão compostos no valor: taxa de franquia, material gráfico/marketing e treinamentos.
- Prazo de retorno: 12 a 18 meses
Foccus Cegonhas
Essa é a primeira franquia especializada no transporte de carros e motocicletas do Brasil. Criada em Santo André (SP), pela estudante de medicina veterinária, Karla Diebe, e pelo empresário Luiz Neto, a rede está presente no Paraná, Bahia e Minas Gerais, com faturamento anual de R$2,5 milhões e, para 2023, a projeção é ultrapassar os R$3,5 milhões.
Ao adquirir uma franquia do modelo base da Foccus Cegonhas, o franqueado fica responsável pelo apoio logístico, contribuindo com vistoria, armazenamento de veículo e prestadores de guincho. A rede lançou recentemente um novo modelo de franquia, no qual o franqueado pode experimentar a gestão de uma unidade por 6 meses antes de pagar a taxa de franquia.
Além disso, a rede oferece a alternativa de motoristas de caminhões-cegonha se cadastrarem na plataforma da Foccus Cegonhas, que possui 1.500 motoristas cadastrados atualmente, para receberem demandas de transporte de veículos. O faturamento de uma unidade da Foccus varia entre R$ 840 mil a R$ 1,5 milhões ao ano.
- Investimento inicial: R$ 50 mil (inclui taxa de franquia).
- Prazo de retorno: entre 6 a 8 meses.
Mercadótica
Fundada em 1991 por Joaquim Farias, a Óticas Mercadótica iniciou no franchising em 2012, com a chegada de Júnior Farias - atual CEO da rede - para ajudar o pai na expansão do negócio. Oferece como suporte ao franqueado, contato direto com os diretores e a variedade de linhas qualificadas de óculos solar, armações e lentes.
Existem dois modelos de negócios oferecidos pela rede com investimento inicial a partir de R$ 150 mil. Atualmente, a Mercadótica conta com 41 unidades franqueadas e está presente em 8 estados brasileiros. São mais de 200 mil clientes cadastrados na rede que, recentemente, lançou a plataforma de inteligência artificial chamada "My Best Vision", que recomenda as melhores lentes para cada cliente de forma personalizada.
O faturamento anual de uma unidade da Mercadótica varia entre R$ 420mil a R$1,2 milhões.
- Investimento inicial: Modelo Smart: R$ 150 mil; Modelo Standard: R$ 260 mil.
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 36 meses
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.