Oferecimento

Franquias para trabalhar em casa rendem até R$ 150 mil/mês

Mercado de negócios "home-based" cresce no Brasil e chama a atenção por baixo valor de investimento inicial

12 jun 2015 - 12h10
(atualizado em 24/6/2015 às 15h18)
Mercado de franquias home-based cresceu 15% em 2014 e tem expectativas de elevação para 2015.
Mercado de franquias home-based cresceu 15% em 2014 e tem expectativas de elevação para 2015.
Foto: Dreamstime / Especial para Terra

Muito frequentes nos Estados Unidos, as franquias home-based, que permitem ao empreendedor trabalhar de casa, ganham espaço no mercado brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a vertente cresceu 15% em 2014, na comparação com o ano anterior, e expectativas são de elevação em 2015. 

Para presidente do Grupo Multifranquias, Edson Ramuth, o crescimento das franquias home-based, ou microfranquias, no Brasil muito tem a ver com a vontade das pessoas de largarem o emprego tradicional e serem donas do próprio negócio. “É importante lembrar que 70% da população do Brasil é da classe média, que quer ser empreendedora. Nada melhor, então, do que começar por uma opção de baixo investimento, menor risco e rápido retorno", diz. De acordo com ele, o prazo de retorno das franquias tradicionais é de 24 meses em média, enquanto o das microfranquias é de 12. "O crescimento do mercado de home-based nos últimos meses se dá por esse atrativo”, afirma Ramuth, que também foi diretor de microfranquias da ABF e cuja empresa é proprietárias de marcas como Walking Party e AutoSpa Express.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

O diretor da ABF André Friedheim ressalta que, além do atrativo financeiro, decorrente do atual cenário econômico brasileiro, existe, também, um processo de profissionalização da área de serviços no País, o que implica diretamente o desenvolvimento das franquias home-based, a maioria vinculada a este segmento.

O sistema é vantajoso em relação ao valor do investimento, custo fixo, faturamento e flexibilidade de horários - que permite que o empresário abra uma franquia e trabalhe por meio período, sem necessariamente abandonar o emprego atual. Com uma aplicação inicial que varia de R$ 10 mil a R$ 208 mil, é possível alcançar um faturamento mensal de até R$ 150 mil, dependendo do serviço oferecido pela rede.

Empresa móvel

Publicidade

“A grande vantagem é que no sistema home-based o franqueado não precisa ter escritório, o que poderia ser desvio de foco. O tempo que ele perde indo para o escritório, muitas vezes para não fazer nada, poderia estar em contato com um cliente, na rua, de forma mais produtiva ”. Quem diz isso é o presidente da rede nacional de franquias de serviços de limpeza Limpidus, Fernando Sodré.

A Limpidus presta serviço a empresas comerciais e está no mercado há 35 anos, sendo 25 por meio de sistema de franquias. Atualmente, a rede conta com aproximadamente três mil clientes e cem franquias. O investimento inicial para o negócio pode ser de R$ 39 mil a R$ 208 mil e o faturamento médio do franqueado, em torno de R$ 150 mil por mês.

A ex-gerente de um salão de beleza Dalva Betting abriu uma rede Limpidus com seu filho, Leandro Betting, em janeiro de 2014, com investimento aproximado de R$ 30 mil. Atualmente, o negócio fatura em média R$ 42 mil por mês, segundo ela. Dalva conta que a credibilidade da marca, o baixo valor inicial e o modelo home-based foram essenciais para tomada de decisão. "Sem dúvida, poder trabalhar de casa foi um grande diferencial. Não ter horário comercial fixo faz com que estejamos disponíveis, tanto para clientes quanto para funcionários o tempo todo."

Sodré, da Limpídus, destaca que um erro muito comum das pessoas em relação a esse modelo é achar que, por ser em casa, há menos trabalho. “Os proprietários não ficam em casa de pijama o dia todo, controlando tudo do computador. O dia a dia é bem intenso e dinâmico. Eles saem para vender, prospectar, treinar equipes, acompanhar o trabalho etc. Acontece como em qualquer franquia. A diferença é que esta é móvel”, diz.

Publicidade

“Quem faz o gol é o franqueado”

Os três profissionais da área são unânimes em apontar que quem determina o faturamento da franquia no sistema home-based é o próprio franqueado. “Como em toda franquia, há um treinamento inicial, mas quem faz o gol é o franqueado. As características pessoais dele são o diferencial. Ele precisa ser disciplinado quanto aos horários e compromissos, ter visão, iniciativa, saber se motivar. O crescimento do negócio depende muito da pessoa”, afirma o diretor da ABF Friedheim.

Veja algumas opções de franquias nesta área:

Limpidus

Serviços de limpeza corporativa

Investimento inicial: R$ 39 mil a R$ 208 mil

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil 

Publicidade

Prazo de retorno: 12 a 24 meses

AutoSpa Express 

Serviços de limpeza e estética automotiva

Investimento inicial: R$ 13 mil (com kit inicial)

Faturamento médio mensal: De R$ 5 mil até R$ 100 mil

Prazo de retorno: Aproximadamente 12 meses

Light Depil

Serviços de depilação e estética

Publicidade

Investimento inicial: R$ 13 mil (com kit inicial)

Faturamento médio mensal: De R$ 5 mil até R$ 30 mil

Prazo de retorno: Aproximadamente 12 meses

Mundo das Pérolas 

Vendas de joias em pérola

Investimento inicial: R$ 9.900 mil (com kit inicial)

Faturamento médio mensal: De R$ 5 mil até R$ 30 mil

Prazo de retorno: Aproximadamente 6 meses

Publicidade

Walking Party

Serviço de ônibus balada

Investimento inicial: R$ 80 mil (comprar ônibus + customização)

Faturamento médio mensal: R$ 30 mil

Prazo de retorno: Aproximadamente 12 meses

Finanças: entenda como você lida com o dinheiro
Video Player
Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações