O abacaxi é uma fruta bastante consumida no Brasil. Doce e rica em vitamina C, a fruta agrada o paladar de muitos adultos e crianças e custa a unidade pouco mais de R$ 10. Nos Estados Unidos, no entanto, a fruta acaba de entrar na categoria de artigo de luxo sendo vendida a unidade por US$ 395,99, o equivalente a R$ 2 mil.
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Batizada com o nome de Rubyglow, o abacaxi premium é a nova variedade da fruta tropical no mercado norte-americano. A Del Monte, uma empresa especializada em abacaxi fundada em 1886, em São Francisco, na Califórnia, levou uma década e meia para desenvolver a fruta de cor vermelha.
Cultivado na Costa Rica, a Del Monte descreve o abacaxi Rubyglow como um cruzamento do abacaxi tradicional. A fruta híbrida leva dois anos para crescer e sua oferta limitada de sementes é a razão da escassez e de seu valor no mercado global.
A fruta é tão rara que, para 2024, apenas 5 mil estão disponíveis para venda em todo mundo. Para 2025, a expectativa é que 3 mil unidades sejam colocadas à venda.
Embora custe R$ 2 mil, a procura pelo abacaxi é tão alta que a Del Monte criou até uma lista de espera em seu site oficial.
Assemelhando-se a um rubi com sua casca vermelha e interior amarelo, o abacaxi Rubyglow não é o primeiro abacaxi premium produzido pela companhia. O primeiro grande lançamento foi em 1996 com o abacaxi Del Monte Gold Extra Sweet, que possuía cor dourada e era muito mais doce do que qualquer outro abacaxi do mercado.
Avaliada atualmente em US$ 1,1 bilhão e considerada a maior produtora global de abacaxi fresco, a Del Monte também criou abacaxis de outras cores, tais como Pinkglow (rosa), Honeyglow (dourada), e até um abacaxi light, o Del Monte Zero.