O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, deixará o cargo na segunda-feira para se dedicar à preparação para sua sabatina no Senado, onde será votada sua indicação à diretoria de Política Monetária do Banco Central.
A informação, ainda não oficial, foi passada à Reuters por duas fontes do Ministério da Fazenda. Dario Durigan, diretor da Meta e indicado pelo ministro Fernando Haddad para substituir Galípolo, deve assumir o cargo assim que a nomeação para o BC for confirmada.
A sabatina de Galípolo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado está marcada para o dia 27. Com a aprovação pela CAE, o nome segue para apreciação do plenário do Senado, em votação secreta.
Até o momento, o governo não prevê dificuldades na aprovação de Galípolo. O secretário-executivo sempre manteve uma boa relação com o Congresso e também com o Banco Central. Sua indicação foi elogiada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, ao ser oficializada.
Fernando Haddad chegou a creditar a ideia da indicação a Campos Neto. Segundo contou o ministro, o presidente do BC mencionou a possibilidade em um almoço entre os dois durante reunião do G20 na Índia.