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Gamificação é a nova aposta dos bancos para fidelizar seus clientes

Loyalme cria solução de tecnologia com personalização avançada e Inteligência Preditiva

14 set 2024 - 06h30
Resumo
O mercado de gamificação terá um crescimento anual de 27,99% entre 2023 e 2032, atingindo US$ 116,68 bilhões, segundo a Precedence Research. A gamificação é uma importante ferramenta para fidelização de clientes em diferentes mercados, com destaque para os bancos e fintechs.
Nara Iachan
Nara Iachan
Foto: Divulgação

O mercado de gamificação, terá um crescimento anual de 27,99% entre 2023 e 2032, chegando a US$ 116,68 bilhões, conforme dados da Precedence Research. Para Nara Iachan, CMO e cofundadora da Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, esse recurso é uma forma poderosa para envolver clientes e impulsionar as vendas e crescimento das organizações. 

A ferramenta envolve um conjunto de ações para atingir uma determinada meta e premia o público-alvo após as tarefas serem completadas até proporcionar gratificação para gerar engajamento.

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Um exemplo de setor que vem surfando essa onda são os bancos e fintechs. De acordo com a startup, grandes bancos de todo o país têm investido na gamification personalizada com o objetivo de reter clientes. Só para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Central, no Brasil já são mais de 188 milhões de pessoas que ingressaram no sistema financeiro do país e se conectam com essas instituições todos os dias.

“A gamification é uma aliada importante para bonificar qualquer tipo de usuário que precisa de um incentivo a mais para finalizar tarefas do cotidiano ou bater metas. Essas campanhas de incentivo podem ser aplicadas a diferentes mercados, e estamos animados com os resultados que tivemos em 2023 com nossos parceiros e planejamos continuar desenvolvendo esse produto em 2024”, aponta Iachan.

Diante disso, a CMO aponta os principais benefícios que bancos possuem ao usar o gamification para fidelizar clientes.  

Lealdade e retenção

"Ao oferecer recompensas e incentivos por meio de programas de gamificação, os bancos podem aumentar a lealdade do cliente. Quando as pessoas se sentem valorizadas e recompensadas, são mais propensas a retornar e continuar comprando", diz ela.

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Coleta de dados e feedback

"As soluções de gamificação muitas vezes incorporam mecanismos para coletar dados e feedback dos usuários. Isso fornece insights valiosos sobre o comportamento do cliente e as preferências, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de forma mais eficaz."

Diferenciação competitiva

Com tantos bancos no mercado, as instituições financeiras estão constantemente procurando maneiras de se destacar. A gamificação oferece uma oportunidade única de diferenciar a marca, proporcionando experiências únicas e memoráveis que os concorrentes podem não oferecer.

“Investir em gamificação não é apenas uma tendência, mas sim uma ferramenta poderosa para bancos que buscam se destacar e conquistar clientes leais. Ao adotar abordagens criativas e envolventes, eles podem transformar a maneira como interagem com seus clientes, impulsionando o crescimento e o sucesso a longo prazo”, finaliza a executiva.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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