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Gestão de equipes ainda é diferencial para sucesso de pet shops

Treinamentos e cultura de recompensa são ferramentas para melhorar o atendimento e o bem-estar animal

13 set 2024 - 06h00
(atualizado às 10h51)
Resumo
A gestão de equipes em estabelecimentos do mercado pet é essencial para o sucesso das empresas, com foco em treinamento, avaliações e recompensas.
Foto: Divulgação

A gestão de equipes em estabelecimentos voltados para o setor pet tem se tornado um fator-chave para o sucesso das empresas do mercado de cuidados e saúde animal. A promoção de uma cultura corporativa que valoriza o treinamento contínuo, avaliações frequentes e recompensas por qualidade de trabalho vem sendo o foco de diversas empresas do ramo.

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Razões para isso não faltam. Estudos indicam que pet shops que investem em treinamento e gestão eficiente de suas equipes conseguem aumentar a retenção de funcionários e melhorar a satisfação dos clientes. Afinal, a concorrência é grande. Com uma estimativa de 167,6 milhões de animais domésticos, o Brasil possui um dos maiores mercados pet do mundo. A presença de cães (67,8 milhões) e gatos (33,6 milhões) em mais de 50% dos lares brasileiros (dados Comac 2022) garante a solidez e o potencial de crescimento dessa área de atuação.

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Segundo André Faim, co-fundador da plataforma Trabalhe pra Cachorro, o mundo pet está crescendo rapidamente, e com isso, aumenta a demanda por profissionais bem preparados. “A gestão de pessoal qualificado nos estabelecimentos voltados para o atendimento animal já se tornou uma das principais áreas de atuação da TPC. O objetivo é garantir que os trabalhadores sejam acompanhados de perto, com treinamentos recorrentes e uma cultura de valorização do funcionário. A direção eficiente de equipes deixou de ser apenas um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade”, afirma.

Desenvolvimento humano como base

A profissionalização dos funcionários não se limita ao aprendizado técnico, mas estende seu foco também ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, essenciais para lidar com clientes e animais de maneira adequada.  Segundo Faim, esse modelo de gestão está sendo bem aceito pelos estabelecimentos. 

“Os empresários estão percebendo que, ao fortalecer suas equipes, eles estão garantindo a continuidade do negócio e a fidelização dos clientes. Uma equipe bem preparada reflete diretamente na percepção que o cliente tem do serviço”, resume.

Outro aspecto relevante da gestão de equipes é a criação de um ambiente de trabalho positivo, onde o reconhecimento pelo bom desempenho seja constante. O uso de feedbacks claros e objetivos, juntamente com recompensas por qualidade de trabalho, vem se mostrando uma ferramenta eficaz para engajar as equipes.

Esse tipo de prática, segundo André Faim, melhora a performance e cria uma cultura interna de valorização. “A avaliação contínua, quando feita de maneira construtiva, gera um efeito em cadeia. O colaborador que é reconhecido por seu esforço tende a querer melhorar ainda mais, e esse comportamento acaba inspirando toda a equipe. É assim que promovemos um ambiente de trabalho saudável e eficiente”, explica.

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Faim reforça que a gestão de equipes é hoje um dos principais pilares para o sucesso de negócios no setor pet. “A gestão de uma empresa voltada para animais não é diferente de nenhuma outra, no sentido de garantir que cada profissional entenda sua importância no funcionamento do estabelecimento. Isso ajuda a criar uma engrenagem perfeita, onde cada peça tem seu valor”, conclui o empresário.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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