Gim, McDonald’s e carros potentes. O que essas três coisas têm em comum? Todos eles eram paixões e negócios da Rainha Elizabeth II, que morreu nesta semana aos 96 anos de idade.
O gim era a bebida favorita da Rainha, que a tomava diariamente, no almoço. A paixão pela bebida se transformou em um negócio com o lançamento do gim seco feito com ingredientes extraídos em Sandringham, propriedade da família real no condado de Norfolk.
Feito de caqui e batizado como Sandringham Gin, ele é vendido apenas no Reino Unido por US$ 67.
Ainda dentro do ramo alimentício, a Rainha era proprietária de uma filial do McDonald’s no Banbury Gateway Shopping Park, na orla do condado de Oxforshire. Aberto ao público diariamente, o lugar tem uma decoração diferente de uma loja de fast food habitual. Esse McDonald’s da Rainha é elegante, com sofás de couro, cadeiras no estilo Charles Eames e menus digitais.
Vale salientar, no entanto, que tanto o McDonald’s quanto outras propriedades pertencem à Coroa britânica. Ela não poderia, por exemplo, vender essas propriedades ― ainda que ela fosse fã das batatinhas fritas do restaurante.
“Não é propriedade privada — não pode ser vendida pelo monarca reinante, nem as receitas pertencem ao soberano, é apenas tecnicamente supervisionada pela realeza. Sob a Lei de Propriedade da Coroa de 1961, as posses são administradas por um conselho que tem o dever de manter e aumentar seu valor — como resultado, muitas vezes são grandes atrações turísticas”, escreveu o jornal inglês The Sun sobre o tema.
Uma coleção de carros fantástica
Um dos hobbies que a Rainha Elizabeth nunca abriu mão foi de dirigir. A paixão pelos automóveis começou durante a 2ª Guerra Mundial, quando ela aprendeu até a consertar carros. Na época, ela desmontava e montava motores com enorme facilidade.
A paixão continuou ao longo dos anos e ela não escodia sua preferência por montadoras britânicas, como Jaguar, Land Rover, Bentley e Rolls-Royce.
Um dos carros favoritos da Rainha era um Land Rover Range Rover 2001, porém, ela foi a primeira cliente a ter um Bentayga, da Bentley, quando foi laçado em 2015. Esse SUV chega a fazer 301 km/h.
Ela também tinha um carinho especial pelo Aston Martin DB6 ― que ficou conhecido por causa dos filmes de James Bond. O carro foi comprado para seu filho, o hoje Rei Charles, nos anos 1960.